O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã deste sábado (8/8) para falar das negociações com os Estados Unidos sobre um eventual acordo de paz com a Ucrânia.
“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, disse o Palácio do Planalto em nota.
Leia também
-
Zelensky critica reunião de Trump com Putin sem a Ucrânia
-
Trump e Putin se reúnem nos próximos dias; Zelensky pode comparecer
-
Trump anuncia encontro com Vladimir Putin na próxima semana
-
Trump vê chance de reunião com Putin “muito em breve”
Durante a ligação, que durou cerca de 4o minutos, os dois líderes também falaram sobre a relação comercial dentro dos Brics, bloco que é alvo de incômodo para o presidente dos EUA, Donald Trump. Putin teria parabenizado Lula pela realização da cúpula de líderes realizada no Rio no início de julho, do qual o presidente russo não participou.
Putin irá se reunir pessoalmente com Trump na próxima sexta-feira (15/8). O encontro será realizado no Alasca e tratará sobre o fim do conflito no Leste Europeu.