MAIS

    Quem são os ex-ministros que o relator da CPMI do INSS vai convocar

    Por

    Com o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o relator Ricardo Ayres (Republicanos-TO) cita ao menos dois nomes de políticos que serão convocados para falar sobre a farra do INSS, revelada pelo Metrópoles.

    Em entrevista ao Acorda Metrópoles, o relator afirmou que irá chamar os ex-ministros Onyx Lorenzoni e Carlos Lupi, que chefiaram a Previdência nos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

    Carlos Lupi, foi demitido logo após a Polícia Federal deflagrar a operação Sem Desconto, em abril deste ano.

    Onynx Lorenzoni comandou a Previdência em 2019, e foi citado no relatório que fez o caso subir para o Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Dias Toffoli.

    Segundo Ricardo Ayres, a Comissão deve ouvir “todos aqueles que concorreram na sua ação ou omissão para que acontecesse o que aconteceu”.

    “Precisamos aprofundar as investigações a um nível de alcançar quem quer seja, de qual governo for, partido político que seja filiado”, diz o relator.

    O relator ainda defende que a CPMI só chegará a um resultado se alcançar os agentes políticos que tiveram algum papel, tanto de ação como de omissão, no esquema dos descontos indevidos dos aposentados e pensionistas.

    “A CPMI só vai chegar a um resultado se nós aprofundarmos as investigações para alcançarmos servidores, agentes políticos de todos os poderes que agiram para que essa fraude acontecesse ou, no mínimo, foram omissos”, disse.