A apresentadora Fernanda Lima, de 48 anos, afirmou que não teria um relacionamento aberto com o marido, o também apresentador Rodrigo Hilbert, de 45 anos, com quem está casada há mais de 20 anos. A declaração foi feita durante sua participação no podcast TerapiRA, em julho. Sincera, ela contou que não sabe lidar com esse tipo de vínculo e não se imagina vivendo essa experiência.
Leia também
-
Poliamor, trisal ou aberto? Diferenças vão além da cama; entenda
-
Traição em relacionamento aberto: influencer se divorcia e gera debate
-
Entenda como funciona o poliamor, tipo de relação de ex-ator global
-
3 melhores combinações de signo para quem vive relacionamento aberto
“Eu não vou ter relacionamento aberto. Não sei lidar com relacionamento aberto. Eu penso que é menos hipócrita, tendo em vista que os homens muitas vezes já têm relacionamentos abertos e as mulheres não, apesar de achar que hoje em dia a situação já está mais igualitária. Mas eu acho que não dá certo. Todos os meus amigos que abriram, um ano depois, terminaram”, afirmou.
A apresentadora reconhece que essa é uma forma de relação que pode ser mais natural para as novas gerações, mas acredita que não conseguiria manter sua estabilidade emocional dessa forma. “Eu não consigo imaginar eu estar aqui e o Rodrigo falar: ‘então, amanhã eu tenho um date’… vai para p*** ** ** ****! Date”, brincou.
Para ela, abrir o casamento seria colocar em risco algo muito valioso. “Preferia chamar de ‘sou solteira’. Não é ciúme, nem a ideia de que não vou ser exclusiva, mas tenho medo que vai virar bagunça. Eu não olho para fora. Eu já fui bem mais solta nesse lugar e hoje eu não tenho nenhuma vontade. Se eu vejo que o cara está se divertindo, se apaixonando, eu pensaria em olhar também”, disse.
Fernanda acredita que o amor romântico ainda tem força e sentido. “Gosto muito de ter alguém, que eu considero o amor da minha vida, de ter o meu parceiro. Ele está por mim e eu por ele. Minha mãe morreu e ele estava do meu lado. Eu acho muita sorte. Tudo isso é o amor romântico, mas é tão legal. Eu não vou botar [meu casamento] em risco por culpa de um desejo e fugas. Não tenho vontade de perder isso”, concluiu.
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert
Stephane Cardinale – Corbis via Getty Images
Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima
Reprodução
“Zero novidades”, dispara Fernanda Lima ao falar sobre sexo
Instagram/Reprodução
Entenda de vez o que é um relacionamento aberto
Apesar da visão da apresentadora, a sexóloga Simone Guazzi explica que o relacionamento aberto não é necessariamente um caminho para o fim, como Fernanda teme. De acordo com ela, essa forma de se relacionar é uma tentativa de romper com a monogamia mantendo a saúde emocional dos envolvidos.
“Sabe aquela frase que diz: ‘o combinado não sai caro’? Para esse modelo de relacionamento é importante definir algumas regras de funcionamento como: quem pode se envolver com quem? Onde podem ser esses encontros? De que forma? Qual o nível de profundidade que essa relação permite? A saúde de ambos será preservada com o uso de preservativos?”, avalia.
A sexóloga destaca ainda que esse tipo de relação exige maturidade emocional e comunicação clara. “Sabe aquelas conversas difíceis que muitos adultos não gostam de ter? Então, em um relacionamento aberto essas conversas serão necessárias, pois será necessário pontuar os incômodos, os limites e se atentar ao que um ou outro sente”, afirma.
Nesse contraste, enquanto Fernanda valoriza a exclusividade e a segurança afetiva conquistada ao longo dos anos, a sexóloga aponta que, com diálogo e acordos claros, é possível sim manter uma relação saudável fora dos moldes tradicionais.