MAIS

    Saiba qual queijo auxilia no controle do colesterol e pressão arterial

    Por

    Quando se trata de cuidar da saúde cardiovascular, pequenas mudanças no cardápio podem fazer grande diferença — e a escolha do queijo certo é um delas. Embora sejam nutritivos e saborosos, algumas opções concentram quantidades elevadas de sódio e gorduras saturadas, substâncias que, quando consumidas em excesso, dificultam o controle da pressão arterial e do colesterol.

    Leia também

    A coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Rayanne Marques para entender quais destes produtos lácteos podem se tornar aliados para quem enfrenta essas condições.

    3 imagensQueijo minas frescal também é um ótimo aliado para o controle da pressão e do colesterolRicotaFechar modal.1 de 3

    Cottage aumenta a saciedade e ajuda na recuperação muscular

    Getty Images2 de 3

    Queijo minas frescal também é um ótimo aliado para o controle da pressão e do colesterol

    Getty Images3 de 3

    Ricota

    Getty Images

    “As melhores opções são os queijos brancos e menos processados, como ricota, queijo minas frescal e cottage. Eles costumam ter menor teor de sódio e gordura saturada em comparação aos queijos amarelos e curados”, explica.

    A especialista cita três opções que costuma recomendar para os pacientes. Contudo, ela reforça que o “melhor queijo” para esse público é aquele com menos de 200 mg de sódio por porção e baixo teor de gordura saturada. “Quando possível, escolha os feitos com leite desnatado e sem aditivos químicos”, acrescenta.

    Atenção na hora de implementar o queijo na dieta

    Segundo a especialista, não é preciso excluir as demais variedades da dieta. Basta não cometer excessos e ter em mente que as escolhas inteligentes são o que faz diferença para a saúde geral do organismo.

    Foto colorida de mulher com a mão no coração - Metrópoles - insuficiência cardíacaO coração é um dos principais órgãos do corpo humano

    “O ideal é priorizar versões magras, frescas e sem adição excessiva de sal. Assim, é possível manter o sabor no prato sem prejudicar a saúde”, orienta.

    A nutricionista reforça que o consumo diário ideal é de 30 a 40 gramas — o equivalente a 1 ou 2 fatias finas ou 2 colheres de sopa de cottage, minas frescal ou ricota. “Assim, é possível aproveitar o sabor e os nutrientes do queijo, preservando a saúde do coração”, conclui.

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.