MAIS

    Secretário diz que Tarauacá conta com projeto para reduzir índice de gravidez na adolescência

    Por Gilson Amorim, Jornal Extra do Acre

    Um levantamento da Folha de S.Paulo, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, colocou Tarauacá no centro de uma estatística preocupante: o município ocupa o 2º lugar no ranking nacional de gravidez na adolescência.

    Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou ao jornal Extra do Acre que existe um projeto implementado “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois”, desenvolvido na gestão do prefeito e médico Rodrigo Damasceno (PP).

    A iniciativa oferece, gratuitamente, métodos contraceptivos seguros e de longa duração para adolescentes entre 14 e 18 anos. Entre eles estão o Implanon, implante hormonal com duração de até três anos, e o DIU Mirena, com eficácia de até cinco anos.

    Segundo o secretário municipal de Saúde, Romário Costa, a proposta é prevenir a gravidez precoce e garantir mais oportunidades para as jovens. “Essa é uma política de cuidado com o futuro, idealizada pelo prefeito Dr. Rodrigo Damasceno, que, como médico, entende a importância da prevenção e se dedica a garantir acesso à saúde e à autonomia das nossas jovens”, afirmou.

    Ele destacou que as famílias podem procurar a unidade de saúde mais próxima para orientação. “Informação, cuidado e oportunidade podem mudar vidas”, reforçou.