Sabe quando bate, de repente, aquela pulga atrás da orelha e você fica morrendo de vontade de conferir o celular da parceria? Muitos falam em intuição, mas existem alguns sinais que podem indicar que você está sendo vítima de infidelidade.
A psicóloga especialista em terapia de casais, relacionamentos e sexualidade Vanessa Valadão explica que nenhum sinal isolado em si é prova de uma traição, no entanto, mudanças no padrão de comportamento do parceiro podem indicar algo errado.
Veja alguns dos sinais que levantam suspeitas de traição
• Maior sigilo com celular e redes sociais, alterando senhas ou escondendo notificações.
• Mudanças na rotina, chegando mais tarde, inventando compromissos ou mostrando menos disponibilidade.
• Aparência e cuidados pessoais diferentes, como investir de repente em roupas, perfume ou vaidade fora do habitual.
• Oscilações no desejo sexual, geralmente pela diminuição da intimidade.
• Defensividade ou irritabilidade ao ser questionado sobre coisas simples.
• Distanciamento emocional, menor interesse em conversar, compartilhar planos ou estar presente.
“Nenhum desses comportamentos em si é uma prova de traição, mas sim indicativos de que algo na relação precisa ser conversado e olhado com cuidado”, acrescenta Vanessa.
A especialista explica que outros fatores também podem desencadear essas mudanças, entre eles estresse, problemas pessoais e financeiros, além de outras dificuldades, não necessariamente uma infidelidade.
Caso o parceiro ou parceira apresente essas oscilações, Vanessa recomenda que o mais saudável é “observar e refletir: será que essa desconfiança vem de fatos concretos ou de inseguranças pessoais?”.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
Estar em um relacionamento saudável envolve uma troca de confiança
Getty Images2 de 6
Atualmente, existem diversos tipos de relações, monogâmicas ou não
Getty Images3 de 6
Cada vez mais pessoas se sentem confortáveis para explorar novos tipos de relacionamento
Getty Images4 de 6
Entretanto, a geração Z parece ainda ser majoritariamente monogâmica
Getty Images5 de 6
Pesquisas mostram que dormir com a parceria pode melhorar o sono e o bom-humor
Getty Images6 de 6
Boletos e trabalho acabam com o tesão do brasileiro, segundo pesquisa
Getty Images
Se a desconfiança permanecer, a expert recomenda sempre priorizar a conversa aberta e sincera, ainda que ela seja desconfortável. Nunca é interessante para a relação quebrar ainda mais o vínculo de confiança incorrer na invasão de privacidade.
“Espionar celular, redes sociais ou mexer em pertences pessoais pode gerar ainda mais rupturas de confiança, mesmo que a suspeita se confirme”, comenta.
Descobri a traição, e agora?
Confirmada ou descoberta uma infidelidade, é necessário tomar alguns cuidados antes de um confronto. A primeira delas é considerar se a relação tem traços abusivos e se isso pode desencadear algum tipo de agressão. Nesses casos, evite o confronto e se proteja.
Caso isso não seja uma realidade, é importante escolher um momento de calma, sem interferências ou explosões emocionais. Use uma linguagem abordando seus sentimentos e emoções, evitando acusações. “O objetivo da conversa não deve ser apenas ‘pegar no erro’, e sim buscar clareza e entendimento sobre o que está acontecendo”, acrescenta Vanessa.