MAIS

    SIP: Metropóles vence prêmio internacional de Excelência Jornalística

    Por

    O Metrópoles está entre os vencedores do prêmio de Excelência Jornalística promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que indica os melhores trabalhos jornalísticos produzidos por veículos de comunicação da América Latina, da América do Norte, da Espanha e do Caribe. O portal está ao lado de veículos reconhecidos pela qualidade como El País (Espanha), Clarín (Argentina), El Tiempo (Colômbia).

    A série de reportagens Farra do INSS, de autoria do diretor da sucursal de SP, Fabio Leite, e do repórter Luiz Vassallo, recebeu menção honrosa na categoria Jornalismo em Profundidade da SIP, que premia investigações jornalísticas com relevante impacto social.

    Leia também

    O esforço jornalístico conseguiu desmascarar “associações fantasmas” que, por meio de fraudes, realizavam descontos indevidos diretamente no contracheque de aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). As informações levantadas pelo Metrópoles serviram de base para a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025 pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).

    A operação policial, que cumpriu mais de 200 mandados de busca e apreensão em várias cidades do país, tornou um escândalo nacional. Em consequência, o INSS suspendeu todos os descontos associativos, e o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, viu-se obrigado a pedir demissão. Atualmente, o governo se concentra em devolver os prejuízos financeiros causados aos aposnetados.

    Os vencedores do prêmio foram anunciados nesta segunda-feira (25/8) por meio de comunicado. Na ocasião, a presidente do Comitê de Prêmios da SIP e diretora regional para a América Latina da Agence France-Presse (AFP), María Lorente celebrou a qualidade do jornalismo iberoamericano.

    “Os trabalhos premiados deste ano refletem a enorme qualidade e coragem de muitos jornalistas, em um contexto marcado pela ascensão do autoritarismo, declínio democrático, polarização, narrativas enganosas e pela crise econômica que afeta a indústria da mídia. É admirável e auspicioso reconhecer esses trabalhos de altíssimo valor profissional e humano, que refletem não apenas o talento de diversos jornalistas e redações, mas também o compromisso de seus autores com o direito de nossas sociedades à informação”, afirmou Lorente.

    Prêmios anteriores

    Esta é o 5ª edição na qual o Metrópoles é escolhido entre os nominados pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). No ano passado, a reportagem investigativa Estradas de papel, das jornalistas Jade Abreu, Sarah Teófilo e Natália Portinari venceu na categoria Cobertura Noticiosa de Atualidade. Em 2023, a matéria Ouro Líquido venceu na categoria Cobertura de Notícias na Internet.

    Em 2021, a matéria Carros-fortes, homens indefesos levou na mesma categoria e a reportagem Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas recebeu menção honrosa na categoria Cobertura de Notícias para Celular. Na edição anterior, a matéria O Levante dos Ribeirinhos venceu a categoria Meio Ambiente.