MAIS

    Tarcísio sugere ceder a Trump: “Por que não entregar alguma vitória?”

    Por

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sugeriu nesta segunda-feira (18/8) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregue “alguma vitória” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na negociação sobre o tarifaço imposto pelo líder norte-americano sobre os produtos brasileiros.

    Sem mencionar Lula, Tarcísio defendeu, durante um painel promovido pela empresa Warren Investimentos, que o governo Lula insista no diálogo com os EUA, disse que conversar com Trump “não é humilhação”, e citou como exemplo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que se encontrou com Trump no Alasca no fim de semana para tratar sobre a guerra da Ucrânia.

    “Eu acho que até é fundamental compreender um pouco do estilo do presidente americano. É um presidente que vive da economia da atenção. É um presidente que gosta de sentar com o chefe de Estado, botar o chefe de Estado sentado do lado dele e dizer: ‘olha, consegui uma vitória’. E ele está querendo conhecer uma vitória. Então, por que não entregar alguma vitória para ele? Por que não fazer algum gesto?”, disse Tarcísio.

    O governador, que já foi atacado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por iniciar uma conversa sobre o tarifaço com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, disse que “é fundamental que se consiga estabelecer um canal de diálogo” com os EUA, “que haja insistência”.

    Leia também

    Na semana passada, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, cancelou uma reunião virtual com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O petista culpou Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que teria conversado com auxiliares de Trump para cancelar o encontro.