Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 

Transplante de fígado: entenda novo procedimento que Faustão fez

Por

O apresentador de TV Faustão passou por dois novos transplantes, segundo o boletim médico atualizado de seu estado de saúde divulgado nesta quinta-feira (7/8). Internado há 78 dias no Hospital Albert Einstein, ele passou por um transplante de fígado na quarta (6) e por um novo transplante de rim horas depois.

O fígado é um órgão conhecido por sua capacidade de regeneração e os transplantes só são necessários em casos graves de insuficiência, em geral associadas a hepatites graves, ao câncer ou à cirrose.

“Muitas vezes as inflamações do fígado são silenciosas e só são descobertas em estágios mais graves. Mesmo assim, são raros os casos em que é necessário o transplante de fígado”, explica o hepatologista Rafael Ximenes, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia (GO).

Leia também

Como é feito o transplante de fígado

O transplante de fígado é um procedimento cirúrgico complexo que envolve a substituição do fígado doente, geralmente em sua totalidade, por um fígado saudável, seja de um doador falecido ou de um doador vivo (nos casos de doação parcial de parentes próximos e compatíveis, já que o fígado se regenera).

A cirurgia, que pode levar de 4 a 8 horas, é realizada através de uma incisão no abdômen, onde o fígado doente é removido e o novo fígado é implantado, reconectando os vasos sanguíneos e a via biliar.

O Ministério da Saúde alerta que, além dos desafios inerentes a uma cirurgia desta complexidade, transplantes podem trazer complicações a longo prazo como infecções, rejeição do órgão e efeitos colaterais das medicações imunossupressoras, como hipertensão e toxicidade do sistema nervoso. Por isso, é necessária uma avaliação para cada caso.

Histórico de saúde de Faustão

Em agosto de 2023, o apresentador passou por um transplante de coração seguido por um de rim em fevereiro de 2024. Este último, porém, apresentou complicações e Faustão teve de voltar a fazer hemodiálises. Em maio deste ano, ele teve uma infecção bacteriana aguda que comprometeu também seu rim.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile