Quem pratica atividade física com frequência sabe que manter o cabelo sempre limpo e saudável pode ser um verdadeiro desafio, principalmente por conta da transpiração. Embora seja composto principalmente por água, o suor também é rico em sal, o que pode comprometer a saúde dos fios e do couro cabeludo.
O dermatologista Thiago Cunha explicou à coluna que o excesso de suor nos fios pode alterar o pH e desequilibrar a microbioma local, além de favorecer inflamações e infecções.
Além disso, a umidade e a acidez facilitam a proliferação de fungos, podendo desencadear ou agravar problemas como caspa, dermatite seborreica, e até mesmo intensificar quadros de alopecia, condição que causa perda de cabelo e calvície.
Leia também
-
Óleo capilar x sérum reparador: veja qual é o melhor para o seu cabelo
-
Nutri lista 3 suplementos que ajudam no crescimento do cabelo
-
Óleo natural ajuda a acabar com os fios brancos e renova cor do cabelo
Por isso, a principal recomendação do especialista é lavar o cabelo após treinos intensos, ou pelo menos enxaguar com água para remover o excesso de transpiração.
Frequência ideal para lavar o cabelo
Segundo o dermatologista, não existe uma regra única para todo mundo. A frequência ideal varia de acordo com os hábitos, o tipo de cabelo e até a intensidade dos treinos de cada pessoa.
Cabelos oleosos, por exemplo, exigem lavagens mais frequentes. Nesse caso, o ideal é optar por shampoos com fórmulas leves, que controlem a oleosidade sem ressecar ou agredir o couro cabeludo.
No caso dos cabelos secos e crespos, o intervalo entre as lavagens pode ser maior: a cada dois ou três dias ou até mais, dependendo da necessidade. Como são fios naturalmente mais frágeis e suscetíveis à quebra, lavagens muito frequentes podem remover os óleos naturais do couro cabeludo, deixando-os ainda mais ressecados e quebradiços.
Além do banho, alguns produtos capilares podem atuar como barreiras de proteção contra o suor, como os óleos capilares e leave-ins, que formam uma película sobre o fio, reduzindo a perda de água e minimizando os danos causados pelo sal do suor.
O ideal é aplicar uma pequena quantidade de óleo ou leave-in no comprimento e nas pontas do cabelo antes do treino, especialmente se o cabelo estiver mais ressecado ou danificado.
O óleo pode ser utilizado para fazer umectação e também apenas para deixar os fios mais alinhados
Invista em penteados
Prender o cabelo durante os exercícios também pode ajudar. Penteados como tranças, coques altos ou rabos de cavalo evitam o contato direto do suor com os fios soltos.
Uma dica extra do dermatologista é usar faixas de cabelo próprias para academia, que ajudam a absorver a transpiração na região frontal e a diminuir a umidade no couro cabeludo, além de prevenir o acúmulo de umidade em áreas específicas, como a nuca.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.