Se você não sabe o que significa Tribolou, é melhor se atualizar sobre a cena musical de Brasília, cidade que já ostenta a terceira maior agenda cultural do país.
Acalme-se que, em tempos de extrema atribulação, “tribular” não é mais um desses verbos do fim dos tempos. Tribolou é o maior evento de Rap/Hip Hop do Cerrado.
Na terceira edição, o Tribolou bateu recorde de público, levando 12 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha (Arena Lounge), que ficou pequeno para tantas atrações.
Quem foi, teve uma noite plena ao som de Mc Hariel, Felipe Ret, Matuê e ainda abriu palco para nomes locais como 3 Um Só, Agriff e Coktel Molotov.
O fechamento foi por conta de um dos maiores nomes do rap nacional, a Tribo da Periferia, que é liderada por Duckjay, um músico de Planaltina que ganhou o mundo.
As letras de Duckjay são profundas e impactantes. Cultivam mensagens de uma positividade nostálgica e inspiradora que cativa orgulho do que realmente somos.
A situação está ruim, ouça “Resiliência”. Vai festejar? Toca “Viver sem Segredo”. A paixão esquenta com “Nosso Plano”. Precisa assentar os pés no chão e escutar “Por Mim”.
A capacidade criativa assusta! Ano passado, em apenas dois dias, entregou “o Cravo e a Flor” para uma campanha de enfrentamento ao feminicídio.
Essa música foi abraçada pelo Fórum Nacional de Segurança Pública, pelo Ministério Público do DF, e selecionada com apoio da Caixa Econômica Federal.
Discreto e talentoso, Duck turbinou o estilo dos parceiros Look, Hungria e Hariel, além de impulsionar artistas da cena brasiliense, como Belladona.
Marília Mendonça foi fã declarada do artista, apaixonada pela música “Insônia” e ainda deixou a marca conjunta na obra “Conspiração”.
Mesmo com tanto sucesso, nos bilhões de acessos ao repertório, Duckjay nunca largou nossa cidade, mora em Sobradinho e mantém o estúdio no Lago Norte.
Considerado um dos maiores compositores brasileiros do gênero, ele tem uma musicografia tão impressionante que chamou a atenção da Believe Music Brazil.
Essa gigante francesa da indústria fonográfica escolheu o Tribolou para inaugurar a marca em eventos, surpreendendo o poderoso eixo sudeste-nordeste.
O diferencial do Tribolou é trazer essa música da periferia para o centro da cidade, na melhor noção de pertencimento, inclusão e diversidade, afinal, festejar no Plano Piloto não é só para “bacanas”.
A sonoridade do rap é base dos novos ritmos brasileiros e as letras ensinam linhas firmes de resistência social contra abusos, que o diga o repertório dos “Racionais MCs”.
Agora, é bom lembrar que, para junto de nomes como Cláudio Santoro, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts, Jamaika, outras tribos integram definitivamente o alicerce musical de Brasília, a cidade que Tribolou de vez.
* Escrito por Walter José Faiad de Moura