MAIS

    Trump ameaça Rússia com sanções “severas” caso não haja cessar-fogo

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a Rússia terá consequências “econômicamente severas”, caso o presidente russo, Vladimir Putin, não negocie o cessar-fogo com a Ucrânia. A afirmação do líder norte-americano foi feita nesta sexta-feira (15/8) ao embarcar em um avião com destino ao Alasca, as vésperas da reunião com Putin.

    Ao ser questionado por repórteres sobre a proporção das sanções, Trump respondeu: “Economicamente severas. Será muito severa. Não estou fazendo isso pela minha saúde. Não preciso disso. Gostaria de me concentrar no nosso país, mas estou fazendo isso para salvar muitas vidas.”

    Leia também

    Trump voltou a ameaçar Putin para iniciar as negociações de paz e encerrar as ofensivas russas para dominar territórios da Ucrânia. Anteriormente, o presidente dos EUA alegou que as “tarifas secundárias” seriam de cerca de 100% para Rússia, caso não houvesse o cessar-fogo.

    O líder norte-americano também declarou que não vai negociar pela Ucrânia sobre trocas territoriais com a Rússia, enfatizando que o país do leste europeu deve ter autonomia nas decisões.

    “Trocas territorias serão discutidas, mas preciso deixar a Ucrânia tomar essa decisão… Não estou aqui para negociar pela Ucrânia. Estou aqui para colocá-los à mesa.”, explicou.

    Para selar a paz entre as nações, Trump havia dito que a Ucrânia precisaria fazer uma “troca de terras”, acordo para ceder territórios dominados pela Rússia. O trato também incluiria a condição de que a Ucrânia recuperasse algumas áreas, colocando um fim à disputa territorial.

    Ele ainda detalhou que as ofensivas russas e as tomadas de teritórios na Ucrânia servem para fortalecer a posição de Putin no que diz respeito a sair com ganhos em possível acordo de cessar-fogo, uma vez que algumas áreas ucranianas estão dominadas.

    “Na verdade, isso o machuca, mas, na mente dele (Putin), isso o ajuda a fazer um acordo melhor se eles puderem continuar matando. Ele é um cara inteligente, faz isso há muito tempo, mas eu também… Nós nos damos bem, há um bom nível de respeito de ambos os lados, e eu acho que, você sabe, algo vai sair disso”, previu Trump.

    O presidente dos EUA acrescentou que era um bom sinal que Putin estivesse trazendo executivos empresariais da Rússia com ele, mas disse que nenhum acordo poderia ser feito até que a guerra fosse resolvida.