MAIS

    Trump diz ficar “muito bravo” quando Putin lança bombas após ligações

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre as tensões entre Rússia e Ucrânia no que diz respeito a um possível cessar-fogo entre os dois países. Nesta segunda-feira (25/8), durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, o líder norte-americano enfatizou que considera as conversas com o presidente russo Vladmir Putin produtivas mas que fica “muito bravo” quando uma bomba é lançada em Kiev logo após o diálogo.

    Questionado sobre seus diálogos com Putin, Trump afirmou: “Toda conversa que tenho com ele é uma boa conversa, e então, infelizmente, uma bomba é lançada em Kiev ou em algum lugar, e eu fico muito bravo com isso”, afirmou.

    Na semana passada, Trump fez uma reunião multilateral com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus para discutir sobre um tratado de paz, incluindo a possibilidade da troca de territórios entre os doís países e também para dialogar sobre garantias de segurança para Ucrânia.

    Leia também

    Trump também declarou que a guerra da Rússia contra a Ucrânia acabou sendo “um grande conflito de personalidade” e vê nisso motivo de ambos os páises não cederem para acabar a guerra. O presidente dos EUA afirmou que irá parar esses conflitos eventualmente e voltou a falar sobre ter travado sete guerras no mundo.

    “Acho que vamos conseguir terminar a guerra. É difícil”, disse Trump. “E a que eu achava que seria a mais fácil (de travar o conflito), francamente, seria a da Rússia e da Ucrânia. Mas isso acabou sendo alguns grandes conflitos de personalidade”, declarou.

    Um repórter ainda perguntou a Trump sobre a possível motivação para que Putin relutasse em se encontrar com Zelensky. O presidente dos EUA respondeu: “Porque ele não gosta dele”.

    Trump já deixou claro que não permitirá a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas que irá apoiar as garantias de segurança que os países membros oferecerem a Ucrânia.