Portal Estado do Acre Notícias

Trump impõe tarifaço de 50% à Índia por compra de petróleo russo

trump-impoe-tarifaco-de-50%-a-india-por-compra-de-petroleo-russo

Trump impõe tarifaço de 50% à Índia por compra de petróleo russo

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (6/8), um ajuste de 25% nas tarifas para produtos da Índia, chegando a 50% de tarifaço. O comunicado oficial divulgado pelo governo norte-americano informou que o motivo do aumento é a compra de petróleo russo por parte da Índia.

No anúncio feito pela Casa Branca, Trump deixa claro o motivo das novas medidas sobre a Índia e especifica que a tarifa é adicional a taxas, impostos, cobranças e encargos aplicáveis a tais importações.

“O Presidente constatou que a Índia está atualmente importando petróleo da Federação Russa. Assim, para lidar com a emergência nacional decorrente das ações do Governo da Federação Russa contra a Ucrânia, ele está impondo uma tarifa adicional de 25% sobre as importações da Índia, a partir de 27 de agosto, devido à importação direta ou indireta de petróleo da Federação Russa pela Índia”, diz o comunicado.

Leia também

Trump também estabeleceu tarifas de 50% para outros países, como é o caso do Brasil. Porém, com outra justificativa. O governo norte-americano justificou as tarifas para o Brasil alegando uma relação comercial injusta e arbitrariedade nas medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Brasil também faz negócios com a Rússia, comprando produtos como diesel e fertilizantes, e pode ser punido pelos EUA por isso, aumentando um tarifaço que já é de 50%.

A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros entrou em vigor nesta quarta. Com isso, o comércio internacional começa a sentir o impacto nas vendas internacionais para os EUA.

Na última semana, em entrevista, Trump disse que esperava uma ligação do presidente brasileiro para um possível acordo entre os países. O governo Lula ainda não informou se deve telefonar para Trump para tentar negociar a tarifa.

Sair da versão mobile