MAIS

    Trump joga a esponsabilidade sobre o fim da guerra para Zelensky

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma publicação na rede social dele, a Truth Social, neste domingo (17/8), na qual joga a responsabilidade sobre o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia para o presidente Volodymyr Zelensky.

    Trump e Zelensky têm um encontro marcado nessa segunda-feira (18/8) para discutir o possível fim da guerra em território ucraniano, iniciada após a invasão russa. Líderes europeus se prontificaram a apoiar as negociações em uma carta conjunta divulgada no sábado (16/8).

    Trump afirmou na publicação desse domingo que o fim da guerra “quase imediatamente” vai depender do presidente ucraniano.

    “O presidente da Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando”, publicou Trump.

    A conversa entre os presidentes dos EUA e da Ucrânia acontece após Trump receber o presidente russo, Vladimir Putin, no Alaska, na sexta-feira (15/8). Apesar do diálogo de três horas, os dois líderes das superpotências não chegaram a um consenso sobre uma proposta para o fim do conflito.

    No diálogo de sexta, houve sinalizações de algum entendimento sobre questões comerciais entre EUA e Rússia, mas a guerra não figurou como um tema no qual teriam havido avanços. O presidente russo disse que o fim da contenda depende da eliminação das “raízes primárias do conflito”.

    Putin sinalizou um dos pontos que vem repetindo ao longo dos últimos meses: a restrição ao ingresso da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

    “Espero que este acordo que atingimos nos traga a um momento mais próximo deste objetivo de paz, para que a gente construa esta paz na Ucrânia. Nós esperamos que Kiev e as capitais europeias percebam que, de forma construtiva, nós poderemos… Não vamos ficar atrapalhados pelo nosso trabalho. Queremos fazer um progresso”, disse Putin na sexta.

    Leia também

    “Não há acordo até que eu fale com a Otan e com várias pessoas, e eu acho que isso é apropriado. Vou ligar para o presidente (Volodymyr) Zelensky”, sustentou Trump, também na sexta, após a conversa com Putin.

    Passado

    Trump recebeu Zelensky na Casa Branca no fim de fevereiro deste ano. À época, Zelensky foi humilhado publicamente ao ouvir do presidente norte-americano que não estava em condições de fazer exigências. “Você não tem as cartas”, disse Trump repetidas vezes.