O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (11/8), que colocará o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington D.C. sob controle federal e enviará a Guarda Nacional para a cidade, ao declarar emergência de segurança pública. Segundo ele, a medida visa restaurar a ordem na capital do país. A ordem acontece um dia depois de o republicano pedir que os sem-teto deixem “imediatamente” Washington.
“Estou invocando oficialmente a seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia, você sabe o que é, e colocando o Departamento de Polícia Metropolitana de DC sob controle federal direto”, disse Trump durante uma entrevista coletiva na Casa Branca nesta manhã.
O governo deve enviar 800 homens da Guarda Nacional, “para começar”. “Eles começarão imediatamente operações massivas de execução visando gangues conhecidas, traficantes de drogas e redes criminosas para tirá-los das ruas.”
Leia também
-
Trump quer “embelezar” Washington e exige saída de sem-teto da cidade
-
Com foco no Brics, Trump pode taxar países que negociam com a Rússia
-
Integrante do governo Trump faz indireta a Moraes: “Usurpou poder”
-
Economist sobre Trump taxar o Brasil: “o motivo não foi econômico”
Segundo o presidente dos EUA, a ação ocorrer porque “algo está fora de controle, mas vamos colocar isso sob controle muito rapidamente, como fizemos na fronteira sul”. “Estou mobilizando a Guarda Nacional para ajudar a restabelecer a lei, a ordem e a segurança pública em Washington, DC, e eles poderão fazer seu trabalho corretamente”, acrescentou.
Durante a fala, Trump ainda mostrou uma série de gráficos que, de acordo com ele, mostram que a taxa de criminalidade em Washington D.C. é pior do que em várias capitais do mundo. Entre as cidades citadas está Brasília. “Vocês gostariam de morar em lugares assim”, questionou Trump durante o argumento.
Em atualização.