Sentir o intestino “travado” é um incômodo comum quando a alimentação foge do equilíbrio. Para prevenir ou aliviar a constipação, a escolha consciente dos alimentos pode fazer toda a diferença. Entre os aliados, alguns cereais integrais se destacam por facilitar a evacuação e contribuir para um trânsito intestinal mais regular.
Leia também
-
3 chás que ajudam a aliviar gases e atuam na limpeza do cólon
-
Nutricionista elege os 3 piores alimentos que “detonam” o estômago
-
Adicionar este alimento ao iogurte pode melhorar a saúde do intestino
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a nutricionista Cibele Santos explica que o segredo está na presença de fibras. “Sejam frutas, legumes, verduras ou cereais integrais, quando há um bom aporte de fibras, esses alimentos ajudam a promover o bom funcionamento do intestino, facilitando a evacuação e evitando o esforço que pode causar ou agravar algumas condições ligadas a função intestinal”, aponta.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O nutricionista indica trocar o arroz branco pelo integral, por ser mais rico em fibras
Getty Images2 de 3
Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo
Getty Images3 de 3
Além de ser um ótimo alimento para o ganho de massa magra e rica em fibras, a quinoa ainda é livre de açúcar, glúten e colesterol
Getty Images
Na lista dos melhores cereais para incluir no prato, a especialista recomenda pequenas trocas no dia a dia. “Optar pelo arroz integral no lugar do branco já faz diferença. A quinoa e a aveia também entram como excelentes agentes reguladores, capazes de favorecer a digestão e garantir mais leveza ao organismo”, explica Cibele.
Além dos cereais, veja outros alimentos que ajudam a aliviar a constipação
Além dos cereais, Cibele reforça que a variedade à mesa é fundamental para aliviar o incômodo. “Frutas como maçã, pera, mamão, ameixa, laranja e kiwi também são referências em fibras e dão um empurrãozinho natural no intestino. Já os vegetais, como brócolis, couve-flor, cenoura, abobrinha e espinafre, oferecem um pacote completo de fibras e nutrientes essenciais”, reforça
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
A ameixa é uma fruta muito rica em antioxidantes
Getty Images2 de 4
O alimento é rico em fibras
Yulia Naumenko/Getty Images3 de 4
Comer nozes pode estar associado a um menor risco de declínio cognitivo
Getty Images4 de 4
A cenoura é um alimento rico em fibras
Getty Images
Para fechar, as oleaginosas entram como verdadeiros curingas. “Nozes, sementes de chia e linhaça, além de ajudarem na regulação intestinal, entregam gorduras boas que equilibram o corpo como um todo”, completa.
Dicas importantes!
Para que os resultados sejam efetivos, a nutricionista reforça que a hidratação adequada é indispensável. “Manter uma boa ingestão de água ajuda a amolecer as fezes, facilitando a evacuação e prevenindo a constipação”, explica.
Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar
Outro ponto de atenção é evitar frituras, alimentos ultraprocessados e excesso de açúcar. “Esses itens podem piorar a constipação, pois colaboram para a inflamação dos tecidos, e até agravar quadros de hemorroidas”, alerta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.