A manhã do último domingo (17/8) foi de adrenalina e emoção para os atletas que participaram do circuito Metrópoles Endurance Cycling, no Eixo Monumental, em Brasília. A competição reafirma, a cada edição, seu espaço no calendário esportivo da capital federal. Desta vez, levou os ciclistas a acelerarem entre marcos icônicos da arquitetura de Oscar Niemeyer.
Leia também
-
Entrega de kits do Metrópoles Endurance Cycling movimenta capital
-
Metrópoles Endurance Cycling: confira fotos do evento que agitou o DF
-
Confira o resultado completo do Metrópoles Endurance Cycling
As disputas acirradas aconteceram em meio a cartões-postais de Brasília. O circuito de 3,9 km percorreu a Praça do Cruzeiro e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ao todo, foram 17 categorias em prova, incluindo as aguardadas Elite Masculina e Feminina, que colocaram à prova força, estratégia e resistência dos ciclistas.
Largada emocionante na prova do Metrópoles Endurance Cycling
Enquanto os atletas encaravam voltas intensas sob o “céu-mar” do quadradinho, os torcedores puderam acompanhar as baterias nas arquibancadas instaladas especialmente para o evento, que contou com organização do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (IDS), Inbras e Sol Nascente; e apoio da Secretaria de Turismo do DF e parcerias do Dia a Dia Atacadista, Geap e Sesc DF.
Circuito do Metrópoles Endurance Cycling é marcado por adrenalina e velocidade
Membro da comissão e organização do evento, Flávia Guth revelou à coluna Claudia Meireles os detalhes por trás da realização do encontro esportivo, especialmente após a última competição esportiva do Metrópoles, que reuniu atletas de aquathlon, triatlo e natação nas provas no final de julho.
“Foi uma loucura, mas conseguimos entregar tudo que programamos. Está sendo gratificante ver a gratidão e reconhecimento dos atletas, que nos diziam o quanto Brasília precisava de eventos como este. Montamos uma prova que já é tradicional na cidade – o circuito de 100km. Depois de debater muito, escolhemos como cenário a beleza que é o Eixo Monumental, suas curvas e seus monumentos”, destacou.
Cláudio Civatti, Flávia Guth e Fabrício Lino
Na logística, Fabrício Lino e Cláudio Sivad falaram a respeito da complexidade de montar um circuito técnico, seguro e dentro do prazo apertado. “Brasília oferece vias largas que favorecem provas técnicas e seguras. Foi corrido, porém, entregamos tudo dentro do horário e com qualidade”, afirmou Sivad.
Em relação ao nível de dificuldade enfrentado pelos competidores, Fabrício Lino destacou que o percurso foi pensado, justamente, para exigir o máximo dos atletas. “É um circuito de 4 km que parece simples, mas cobra muito. Exige treino, hidratação e concentração para superar cada volta”, explicou Lino.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Largada
Pedro Iff/Metrópoles2 de 7
Espaço Kids garante a diversão das crianças que acompanham as provas do Metrópoles Endurance Cycling
Gustavo Lucena/Metrópoles3 de 7
Espaço Kids garante a diversão das crianças que acompanham as provas do Metrópoles Endurance Cycling
Gustavo Lucena/Metrópoles4 de 7
Palco de apresentação do Metrópoles Endurance Cycling
Pedro Iff/Metrópoles5 de 7
DJ Nillo Zika
Gustavo Lucena/Metrópoles6 de 7
Medalhas do Metrópoles Endurance Cycling
Pedro Iff/Metrópoles7 de 7
Premiação da competição
Pedro Iff/Metrópoles
Além das competições, a vila olímpica ofereceu estrutura para toda a família, com área kids, arquibancadas, praça de alimentação e hidratação. A trilha sonora ficou a cargo do DJ Nillo Zika, que animou o público com um setlist eletrizante ao longo das provas.
Adrenalina e emoção a cada volta
A primeira bateria do Endurance Cycling teve início às 7h da manhã e contou com as categorias Open Masculina, Master C1, Master C2, Master D1 e Master D2. Passada a concentração e ajustes finais na vila olímpica, os atletas largaram sob os olhares dos familiares e torcedores.
Às 8h10, o som da buzina anunciava a largada da 2ª bateria, que contou com a tão aguardada disputa das atletas femininas de Elite, que tiveram de resistir as 21 voltas do circuito de 81,9 km. A categoria dividiu espaço com os grupos Sub-23 Feminino, Júnior Feminino, Master B1, Master B2 e Master Open Feminino.
Camila Mazzocco
A vitória do grupo elite foi de Camila Any Mazocco, do Squadra, que há pouco mais de um ano trocou os patins de velocidade pela bicicleta. “Eu queria muito ganhar, no entanto, sabia que seria difícil porque havia mulheres fortes. Guardei energia para o sprint final e deu certo. É uma sensação incrível”, comemorou.
Ana Nikelly Martins Guedes
Na categoria Júnior, a jovem Ana Nikelly Martins Guedes, de 16 anos, foi outra revelação. “É um sentimento muito bom superar meus limites e crescer nesse esporte. Há um ano eu nem sabia que o ciclismo era competitivo. Sair com esse prêmio é inesquecível”, contou.
Às 10h20, largaram os federados da Elite Masculina ao lado das categorias Sub-23, Júnior e Masters na 3ª bateria. Entre os profissionais, o gaúcho Rodrigo do Nascimento, que compete há mais de 20 anos, levou a melhor. Representando a equipe Swift Pro Cycling, ele celebrou a vitória após 26 voltas de muita intensidade em um percurso de 100 km.
Primeiro lugar elite masculino: Rodrigo do Nascimento
“O circuito é maravilhoso e totalmente fechado, o que traz segurança. Foi difícil no início, entretanto, conseguimos administrar bem como equipe. Essa conquista é especial. Agora, é hora de voltar para casa e se preparar para as outras provas do calendário de ciclismo”, celebrou Rodrigo Nascimento.
Evento prestigiado
A presença de autoridades durante o dia de disputas reforçou a importância do evento. O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, reforçou o potencial das competições para o desenvolvimento da cidade.
Secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; com o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Jamil Suaiden
“Brasília tem mais de 600 km de ciclovias e um desenho urbano privilegiado para o ciclismo. O Metrópoles Endurance mostra que é possível unir turismo, lazer e esporte, e vamos trabalhar para ampliar esse tipo de iniciativa”, afirmou.
O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Jamil Suaiden, também acompanhou as disputas e destacou a importância do evento para a formação de novos atletas.“Só existem ídolos quando há eventos. Ver crianças acompanhando e vibrando com as provas é fundamental para o futuro do esporte”, destacou, elogiando a logística impecável e o fechamento total do circuito, algo raro em competições nacionais.
Veja os highlights do evento, pelas lentes de Matheus Baccelar e edição de Ivan Lacombe:
Confira os cliques do Metrópoles Endurance pelo olhar dos fotógrafos Gustavo Lucena, Nina Quintana e Pedro Iff:
Mariana Arraes; e o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo
Presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Jamil Suaiden
Flávia Guth
Claudia Meireles, o pet Happy e Cheila Wobido
Fernanda Pimentel, Mônica Guanabara, Ana Paula Magalhães e Rafael Soares
Nicole Meyer
Robert Ferreira da Rocha e Beatriz Helena Caldeira da Silva
Flávio Barboza e Eduardo Resende
Participantes presentes
Atletas chegam ao circuito durante o nascer do sol
Largada
Preparação dos atletas
Largada da primeira bateria
Preparação dos ciclistas para a prova
Atletas da primeira bateria na largada
Competidores durante o circuito
Atletas ao longo da prova
Largada da primeira prova de 25 km
Atletas da primeira prova de 25 km na largada
Concentração dos competidores
Metrópoles Endurance Cycling
Atletas da primeira prova de 25 km começam o circuito
Atletas durante o circuito no Eixo Monumental
Vencedor da Open Thiago Campos
Competidores concluem a primeira prova
Prêmios do Metrópoles Endurance Cycling
Fernanda Pimentel, Ana Paula Magalhães, Nicole Meyer, Mônica Guanabara e Rafael Soares
Vencedor da Open, Thiago Campos
José Guerra
Giovanna Cunha
Daniela Boaventura, Luísa Soares e Vanessa Costa
Samuel Fonseca Silva
Erik Oliveira e Ricardo Corrêa
Davi Rezende e Bruno Augusto
Sérgio Moura, Rogéro Van Damme, Rogério Matos e Mauro Renato Marto
Premiação do Metrópoles Endurance Cycling
Ana Elisa Pinheiro, Davi Rezende, Bruno Augusto e Júlia Pauro com Samuel e Tomás
Claudia Meireles e o cachorrinho Happy
Luh Fiuza e Henrique Moraes Portela
Karina Silveira e Viviane Ribeiro
Anelides Santana, Maria Fernanda Santana Beserra e Verônica Sales
Luciano Cardoso e Valteni Souza
Ana Elisa Pinheiro, Heraldo Sousa, Jobes Lima, Davi Rezende e Bruno Augusto com Samuel e Tomás
Medalhas do torneio
Valteni Souza
Glauber Lemes
José Hildo e Eliakim Pereira
Leonardo Paulo Matos
Márcio Damião Rodrigues
Diego Girão e Gabriel Cardoso
Adriano Cavalcante, Matheus Ribeiro, Cláudio Van Damme, Marcelo Garcia Costa, Alexandre Ramos e Leonardo Paulo Matos
Carlos Nunes e Jefferson Henrique
Pódio da competição
Flávia Guth e Camila Mazzocco
Na prova Open masculino, o pódio ficou com Filipe Anderson Silva de Oliveira em terceiro lugar; Thiago Campos, na primeira colocação; e Gabriel Cardoso Rosas, na segunda posição
Na categoria Master D2, o pódio ficou com Alfredo Neto, em terceiro lugar; Leonardo Paulo Matos, na primeira colocação; e Cristóvão Sebastião, na segunda posição
Na categoria Master D2, o pódio ficou com Alfredo Neto, em terceiro lugar; Leonardo Paulo Matos, na primeira colocação; e Cristóvão Sebastião, na segunda posição
Cristóvão Sebastião
Na categoria Master D2, o pódio reuniu Álvaro Cambraia Vidal, em terceiro lugar; Ubirajara Macedo Lahud, na primeira colocação; e Marcelo Antônio Serra, na segunda posição
Na categoria Master C2, o pódio reuniu Fábio Almeida Esteves, na terceira colocação; Abraão Assis Eleutério de Azevedo, em primeiro lugar; Juliano Montandon, na segunda posição
Na categoria Master C1, o pódio ficou com Marcelo Garcia, em terceiro lugar; Carlos Henrique, na primeira posição; e Fabiano Muniz, na segunda colocação
Na categoria Master C1, o pódio ficou com Marcelo Garcia, em terceiro lugar; Carlos Henrique, na primeira posição; e Fabiano Muniz, na segunda colocação
Atletas no pelotão em uma das subidas do circuito
Ciclista participa de prova emocionante no Metrópoles Endurance Cycling
Alexandre Franco, Roberta Pavanelli, Carlos Lucena e Isabel Lucena
Davidson Teixeira e Betina Teixeira
Roberto Menescal, Flávia e João Guilherme Menescal
Pietra, Lucca e Thaís Holanda
Denise Meira, Carter Meira, Marcelo Motta, Celso Saleh e Otomar Muner
Caroline, Liz, Davi e Uriel Lima
Betão e Nilton Ferreira
Isabel Lucena, Roberta Pavanelli e Alexandre Franco
Cristóvão Sebastião e Denise Alves
Ciclistas preparados para largada em prova do Metrópoles Endurance Cycling
Ciclistas durante a prova do Metrópoles Endurance Cycling
Pedaladas dos atletas na competição
Atleta participa de prova emocionante no Metrópoles Endurance Cycling
Atleta participa de prova emocionante no Metrópoles Endurance Cycling
Atleta no circuito do Metrópoles Endurance Cycling
Camila Mazzocco em entrevista ao Metrópoles Sports
Júlia Pauro, Helder Fernandes, Telmar Filho, Anelides Bezerra, Maria Clara Bezerra, Maria Fernanda Bezerra, Verônica Sales e Daniel Silva
Fernanda Pimentel, Alan Roggia e Rafael Soares
Nicole Meyer
Ana Nikelly Martins Guedes recebe o prêmio de Roberto Menescal
Vanessa Cristina, Ana Nikelly Martins Guedes e Jane Ferreira
Na categoria Master feminino, o pódio ficou com Sunamita Pereira, em segundo lugar; Daniela Boaventura, na primeira posição; e Carolina Scherer, na terceira colocação
Giovana Souza, Nayara Guimarães, Camila Mazzocco, Cecilia Calcagno e Quésia Mendes
Giovana Souza, Nayara Guimarães, Camila Mazzocco, Cecilia Calcagno e Quésia Mendes
O pódio da categoria Master B1 integrou Alessandro Porto, Alan Roggia, Fernando Bueno, Fábio da Cruz e Daniel da Silva
Telmar Carneiro, Marconi Ribeiro, Cristiano Mota, Helder Fernandes e Marcelo Carvalho (representando Gustavo Cabral)
Troféu do Metrópoles Endurance
Nicole Meyer
Competidores na chegada
Atleta ultrapassa a linha de chegada
Secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; com o filho Bernardo Arraes
Ganhadores da bateria Elite: Luiz Henrique; Rafael Augusto; Rodrigo do Nascimento; João Pedro Rossi; Thiago Nardin; e secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; com o filho, Bernardo Arraes
Ganhadores da bateria Elite: Luiz Henrique; Rafael Augusto; Rodrigo do Nascimento; João Pedro Rossi; e Thiago Nardin
Ganhadores da bateria Master A1: João Vitor Fernandes, Daniel Ferreira, Breno de Luca, Gustavo Henrique Nunes e Francimar Saraiva
Ganhadores da bateria Master A2: Paulo Roberto Maciel, Kalyu Mendes, Alan Clécio, Murilo Figueiredo, Filipe Melo e Filipe Andrade
Ganhadores da bateria Sub23 masculino: Bruno Ferreira, Matheus Constantino, Gabriel Silva, Felipe Soares e Kauã Dias
Ganhadores da bateria Junior masculino: Bruno Ferreira, Matheus Constantino, Gabriel Silva, Felipe Soares e Kauã Dias
Ganhadores da bateria Sub30 masculino: Joarle Lourenço, Caio Henrique Silva, Apollo Barga, Gustavo Buril e Roberto Eduardo Alves
Edgar Xavier e Aly Ornelas
Murilo Figueiredo
DJ Nilo Zika anima o evento
Vitor Rezende
Lucas Domingos e Júlia Guerra
Alan Clécio e Murilo Figueiredo
Amanda Vicken, Nathalia Yamime, Sarah Yasmin e João Lucas
Ronivon Rodrigues, Dayana Costa, Luiz Henrique, Angra Costa, Théo Gabriel e Maria das Graças Costa
Detalhes do troféu e medalha
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.