MAIS

    Veranico com ventania: a previsão do tempo da Defesa Civil para SP

    Por

    A Defesa Civil do estado fez um alerta, nesta segunda-feira (18/8), para as consequências de dois fenômenos consecutivos que devem atingir São Paulo, nesta semana: ventania, com rajadas intensas; e veranico, com período de calor atípico e risco de queimadas.

    Segundo o órgão, entre a terça-feira (19/8) e a quarta-feira (20/8), a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve intensificar os ventos em todas as regiões do estado — com rajadas de intensidade forte a muito forte.

    Consequências

    Este cenário pode provocar queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e até dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação.

    Já no litoral, há previsão de forte agitação marítima, com riscos para embarcações e possíveis danos em estruturas próximas às praias. A Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, mantenha distância de cabos elétricos rompidos e redobre a atenção em áreas abertas e rodovias.

    Chegada do veranico

    Logo após a passagem do ciclone, a partir da próxima segunda (20/8), a chegada do veranico deve exigir dos paulistas ainda mais cuidados. Uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, deve favorecer dias de calor intenso e baixa umidade.

    O veranico pode durar de três a cinco dias e deve elevar as temperaturas a níveis próximos aos do verão — com máximas de 33°C, em Bauru; 37°C, em São José do Rio Preto; e 31°C, na capital paulista (cerca de 5°C acima da média para o período).

    7 imagensO estado de São Paulo registrou nesta quarta (4/9) oito focos ativos de incêndio e 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadasQueimadas em Vinhedo (SP)Rajada de vento de 65 quilômetros por hora derruba cobertura de posto de combustíveis, em Praia Grande, na Baixada Santista, litoral de SPRajada de vento derruba tenda de eventos em Bertioga, litoral sul de SPFechar modal.1 de 7

    As cidades Dois Córregos, Pedregulho, São Simão e Jardinópolis, no interior de SP, registraram focos ativos de incêndio nesta segunda (2/9)

    Governo do Estado de São Paulo2 de 7

    Reprodução3 de 7

    O estado de São Paulo registrou nesta quarta (4/9) oito focos ativos de incêndio e 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas

    Divulgação/Governo do Estado de São Paulo4 de 7

    Queimadas em Vinhedo (SP)

    Defesa Civil5 de 7

    Rajada de vento de 65 quilômetros por hora derruba cobertura de posto de combustíveis, em Praia Grande, na Baixada Santista, litoral de SP

    Reprodução6 de 7

    Rajada de vento derruba tenda de eventos em Bertioga, litoral sul de SP

    Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP7 de 7

    Rajada de vento de 65 quilômetros por hora derruba tenda de eventos em Bertioga, litoral sul de SP. Não houve feridos

    Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP

    Leia também

    Recomendações à população

    A combinação de calor e ar seco aumenta significativamente o risco de queimadas. A Defesa Civil também reforçou a importância de não utilizar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e evitar o descarte de bitucas de cigarro às margens de rodovias.