Nesta semana o Brasil entra no terceiro veranico do ano, ocasionando no aumento significativo da temperatura em boa parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente e seca atuará sobre áreas do centro-sul do Brasil até, pelo menos, o próximo sábado (23/8).
Leia também
-
Espanha: explosão de calor provoca tempestade de areia e caos em praia
-
Proteína barata e pouco calórica turbina ganho de massa muscular; veja
-
Cansado do frio? Saiba quando vai fazer calor de novo em São Paulo
-
Sexta será de frio, calor, chuvas e geadas isoladas pelo país. Confira
Essa massa de ar quente manterá as temperaturas elevadas principalmente em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Acre. O veranico é um período de calor incomum para o inverno, marcado por tempo seco e temperaturas mais elevadas. O fenômeno costuma durar de três a cinco dias.
As temperaturas estarão em elevação nestas áreas podendo, em algumas localidades, ficar entre 3°C a 7°C acima da média para o período, especialmente, em áreas do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, onde a previsão é de temperaturas máximas acima de 35°C, e pontualmente superando os 39°C.
No sul é esperado máximas previstas de até até 34°C no oeste do Paraná nesta segunda-feira (18/8). Todavia, a partir de terça-feira (19/8), a previsão é de mudança nas condições do tempo na região, com pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento no Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná, além do oeste do Mato Grosso do Sul.
Tendo em vista este cenário, o Inmet destaca que haverá uma queda temporárias nas temperaturas máximas previstas para o Sul e sul do Mato Grosso do Sul entre terça-feira (19/8) e quarta-feira (20/8), seguida de nova elevação, com valores de temperatura máxima em torno de 35°C em grande parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na sexta-feira (22/08).
“Atenção a variação de temperatura ao longo da semana no Rio Grande do Sul, especialmente de sexta-feira (22/08) para o sábado (23/08), onde as máximas devem sofrer variação de até 10°C”, diz o Inmet.