Com o afastamento de Marcelo Lima (Podemos) após uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (14/8), a vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jéssica Cormick, assume a gestão da cidade do ABC Paulista.
Jéssica ingressou na política para compor a chapa de Marcelo Lima nas eleições de 2024. Antes disso, ela seguia carreira na Polícia Militar, onde ingressou em 2005, foi promovida a cabo em 2016 e, posteriormente, a sargento, pelo Curso de Formação de Sargentos. Sem experiência prévia na administração pública, Jéssica Cormick iniciou um MBA em Governança Pública após ter sido eleita vice-prefeita.
2 imagens
Fechar modal.
1 de 2
Reprodução/Instagrsm2 de 2
Reprodução/Instagram
Ela foi escolhida para compor a chapa de Marcelo Lima após o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB) decidir apoiar sua sobrinha, Flávia Morando (PSDB), como sua sucessora nas eleições municipais. Lima, que era vice de Orlando, lançou então uma chapa própria, pelo Podemos.
Leia também
-
Veja o que a PF achou em operação que afastou prefeito de São Bernardo
-
Quem é Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo afastado por corrupção
-
Prefeito de São Bernardo é afastado do cargo após operação da PF
-
Corrupção: PF apreende montanha de dinheiro em São Bernardo do Campo
Afastamento do prefeito
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta, dois mandados de prisão preventiva, além de 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.
As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, incluem ainda o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
O Metrópoles solicitou posicionamento da Prefeitura de São Bernardo do Campo e aguarda retorno.