Único ministro do Republicanos no governo, Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) defendeu punição para os deputados que “passaram dos limites” na ocupação à mesa diretora da Câmara na quarta-feira (6/8).
Em conversa com a coluna durante evento do Grupo Esfera no Recife (PE), Costa Filho classificou o ato bolsonarista, que tentou impedir o funcionamento da Casa, de “desrespeito à democracia”. E disse ser “importante” as punições.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Divulgação/Esfera
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Lula com Marcos Pereira
Reprodução
“Isso não é um desrespeito apenas ao presidente Hugo (Motta) e à mesa diretora, mas é um desrespeito à democracia, até porque a Câmara é a casa do povo brasileiro e eu sou contra qualquer ato que atente contra a democracia, contra a liberdade de imprensa, contra as nossas instituições, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. É importante que aqueles que passaram do limite sejam punidos”, disse.
Leia também
-
Trump vira alvo de ministros de Lula em debate no Recife
-
Climão: em almoço com Lula, Kassab ignora um dos presidenciáveis do PSD
-
Após PSD de Kassab, Lula mira partido de Motta
-
O favorito do Centrão e da oposição para relatar a PEC do fim do foro
Reunião com Lula
Além de comentar a situação na Câmara, o ministro também tratou doo encontro que deverá acontecer na próxima semana entre Lula e o presidente de sua sigla, deputado Marcos Pereira (SP).
Segundo Silvio Costa Filho “ninguém tem nada a perder” com a conversa e espera que o encontro seja “benéfico. Entretanto negou que Lula já vá conversar sobre 2026 com Pereira.
“O presidente Lula tem muito apreço pelo presidente Marcos Pereira, tanto é que queria que ele fosse uma alternativa para disputar a presidência da Câmara”, disse. “Eu acho que ninguém perde nada em conversar sobre o país. E são dois quadros que têm experiência política; é importante que eles conversem e dialoguem sobre o Brasil. Naturalmente, 2026 está muito longe. Eu acho que a hora agora não é de eleição”, completou.
Pereira não será o único presidente de partido de centro a conversar com Lula em agosto. No dia 5, por exemplo, quem esteve no Palácio do Planalto foi o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Como mostrou a coluna, Kassab e Lula conversaram sobre 2026. No encontro, o mandatário do PSD disse a Lula que a sigla tem um pré-candidato para o pleito: o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Confira como foi a conversa com Silvio Costa Filho: