Igor Vasconcelos, de 13 anos, salvou o primo Silas Vasconcelos, de 14, de um engasgamento, aplicando a manobra de Heimlich. O menino contou que brincava com o primo, quando o garoto, ao rir, acabou se engasgando com o leite que bebia com flocos de chocolate. O caso aconteceu em Fortaleza, no Ceará, na quinta-feira (7/8).
Nas imagens registradas pela câmera de segurança do apartamento, é possível ver o momento de desespero. O vídeo mostra Silas já sem fôlego, e a tia de Igor, Joana Vasconcelos, de 41, sem saber o que fazer.
Veja o vídeo:
Em um primeiro momento, o menino tenta pedir ajuda a vizinhos, a pedido da tia, mas sem sucesso. Diante do desespero, Igor aplica a manobra e ainda acalma a tia. O vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que ele aplica a técnica, que consiste na tração abdominal para desobstruir as vias aéreas da pessoa engasgada.
Leia também
-
Menino de 9 anos salva colega engasgado com manobra que viu no YouTube
-
Influencer Clara Maia salva filho com manobra de Heimlich. Veja vídeo
-
Senador dos EUA salva vida de colega com manobra de Heimlich. Aprenda
-
Vídeo. PM de folga salva homem engasgado em almoço no Dia das Mães
Segundos depois, é possível ver o alívio quando Silas volta a respirar aos poucos. Após o susto, a tia do garoto tenta acalmá-lo e pergunta se está tudo bem.
A mãe de Igor contou que, em um primeiro momento, o menino achou que o primo estivesse brincando. Ao perceber que era sério, pensou em chamar ajuda, mas, temendo que ao voltar o primo estivesse morto, resolvou ele mesmo aplicar a manobra.
Ainda de acordo com a mãe, o garoto aprendeu como realizar a manobra que salvou a vida do primo com o irmão mais velho, durante uma conversa sobre uma possível situação de engasgamento.
Lione Vasconcelos, de 45, mãe de igor, contou que ficou surpresa com a calma e a precisão do filho para aplicar a técnica. “Eu até perguntei pra ele depois como ele pensou naquilo, naquele momento de desespero”, contou ao Metrópoles.
A técnica usada por Igor é mundialmente conhecida e foi inventada em 1974. Ela ganhou esse nome em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, que a criou. A manobra se baseia em fazer compressão no abdômen, acima do umbigo, para empurrar o diafragma para cima. A pressão causada pelo movimento expulsa o alimento preso na traqueia da pessoa engasgada.