Um grupo de membros do movimento popular judeu-árabe israelita Standing Together interrompeu a transmissão do reality show Big Brother Israel nesse sábado (9/8) para pedir cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Nos vídeos que circulam nas redes sociais, quatro integrantes da organização sentam no palco do programa, à frente dos dois apresentadores. Eles vestem camisetas com o slogan “Saiam de Gaza”. “Precisamos acabar com a guerra em Gaza. A guerra está matando a todos nós”, afirma uma das ativistas.
Veja:
“Israel está abandonando os reféns, enviando soldados para morrer. Israel está bombardeando Gaza. Fale sobre isso”, continua.
Os ativistas logo foram interrompidos por seguranças, que os arrastaram para fora do palco.
Escalada do conflito
Nesse domingo (10/8), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o país não tem outra alternativa a não ser “terminar o trabalho e derrotar o Hamas”. Segundo ele, o objetivo “não é ocupar Gaza”, mas libertá-la do terrorismo do grupo extremista.
O israelense disse que o plano de ocupar a Faixa de Gaza será colocado em prática “muito em breve”, a começar pela Cidade de Gaza, maior centro urbano do território palestino controlado pelo Hamas.
No mesmo dia, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma reunião de emergência para discutir o plano de Israel de tomar o controle da Cidade de Gaza. O secretário-geral da ONU, António Guterres, classificou a medida como uma “perigosa escalada”.
Ao anunciar a intenção de tomar Gaza, o governo de Benjamin Netanyahu informou que o objetivo seria derrotar o grupo terrorista Hamas e libertar os reféns sequestrados.
A medida tem sido duramente criticada por países de todo o mundo e causou preocupação até para as famílias das pessoas que estão sob o poder do Hamas. O temor é de que a ofensiva coloque em risco a vida dos reféns.