Portal Estado do Acre Notícias

Vídeo: homem perde a memória e se apaixona pela esposa de novo

video:-homem-perde-a-memoria-e-se-apaixona-pela-esposa-de-novo

Vídeo: homem perde a memória e se apaixona pela esposa de novo

Os vídeos virais de um homem que se emociona ao recuperar memórias perdidas após ser atropelado escondem uma história de amor digna de filme. Raphael Costa, de 35 anos, e Jéssica Martendal de Souza, de 32, se conheceram na época de escola, no ensino médio, e começaram a namorar.

Leia também

Depois do colégio, o casal passou cerca de cinco anos afastado antes de se reencontrar e retomar o relacionamento. “Dessa nossa volta, ele não lembra de nada, mas com o tratamento, alguns flashes vão voltando aos poucos, então temos esperança de que vai melhorar”, conta Jéssica.

Veja a entrevista completa:

Para Raphael, eles estão juntos há dois anos, enquanto para Jéssica são 12. Em novembro de 2022, quando os dois estavam prestes a completar 10 anos de relacionamento, Raphael foi atropelado por um carro em alta velocidade e, depois de passar 43 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva, os primeiros em coma e em estado vegetativo até finalmente acordar, ele voltou para uma vida que não conhecia.

No início da recuperação, ele se lembrava de sua vida apenas até os seis de idade, tudo mais tinha sido esquecido, em uma tentativa do cérebro de se proteger do trauma. Atualmente, depois de uma série de terapias, ele já tem memórias até os 15 anos de vida. E entre as memórias que ainda estão perdidas, está o relacionamento de 10 anos com Jessica.

Ela conta que demorou um pouco para perceber que ele realmente não se lembrava dela. “No começo, ele não conseguia se comunicar tão bem verbalmente, era difícil saber se ele estava me reconhecendo ou não. Quando fazíamos chamadas de vídeo com a minha sogra, ele chegava bem pertinho do telefone para eu não perceber e perguntava ‘Ô, mãe, quem é essa menina aqui do meu lado?’”, conta Jéssica, rindo e sem perder o bom humor.

8 imagensFechar modal.1 de 8

O casal se conhece desde a época do colégio

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram2 de 8

Eles estavam juntos há quase 10 anos antes do acidente

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram3 de 8

O casal costumava viajar bastante

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram4 de 8

Raphael passou 43 dias internado

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram5 de 8

Durante a internação, Jéssica não saiu do lado de Raphael

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram6 de 8

Os flashes de viagens são algumas das memórias que voltam para Raphael aos poucos

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram7 de 8

O casal recomeçou a história de amor

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram8 de 8

Os dois vivem um dia de cada vez e aproveitam cada momento

@jessicamartendaldesouza/Reprodução/Instagram

Começando de novo

Ao chegarem juntos a conclusão de que ele realmente não tinha memórias sólidas do relacionamento, Jéssica conta que o deixou muito livre. “Minha preocupação, na época, era ele ficar bem. Pensava que se ele não se apaixonasse por mim ou não quisesse continuar comigo, pelo menos eu tinha feito o meu papel de vê-lo bem, a ponto de conseguir seguir a vida dele, essa era minha prioridade. Sou muito grata por ele ter se apaixonado por esta enfermeira e não por nenhuma das muitas outras”, brinca, se referindo ao novo amor que surgiu entre eles.

Ver fotos e vídeos dos dois mexia com Raphael e não era positivo, então, os dois resolveram não forçar e deixar as coisas acontecerem naturalmente. “Sabemos que a memória não volta a ser 100%, temos esperanças que ele vai lembrar de mais coisas, mas não pressionamos mais, vivemos o agora”. E a abordagem parece ter funcionado para o casal, que demonstra carinho, sintonia e muita conexão.

Atualmente, Raphael tem diversos lapsos nos quais se lembra de momentos marcantes, alguns deles compartilhados pelo casal nas redes sociais, como a letra de uma música do Linkin Park em um show e de uma viagem que fez para Londres ao ver um Lego da cidade.

Embora possam parecer difíceis, todos esses momentos são vitórias para Raphael e Jéssica. Quando ainda estavam no hospital, Jéssica fazia diversas perguntas sobre o prognóstico, inclusive sobre a possível perda de visão. E o que ela ouviu de um dos médicos faz com que todos sejam encarados pelo casal como um presente.

“Ele disse que se o Rapha acordasse para dizer que estava 100% cego ele ficaria superfeliz, porque menos de 10% das pessoas que sofrem um trauma como esse sobrevivem. As poucas que sobrevivem quase nunca saem do estado vegetativo. Ali minha ficha caiu e percebi que qualquer progresso que viesse eu já teria que ser muito grata”, lembra.

E o progresso veio, como é possível ver na entrevista que o casal deu ao Metrópoles esta semana, contando um pouco da trajetória, da história de amor e da vida dos dois depois da fama nas redes sociais.

Agora, os planos envolvem cuidar da recuperação e, em breve, voltar a viajar. No momento, o casal está focado em viver um dia de cada vez. “Eu literalmente parei de viver no passado, não vivo mais o mais do futuro, eu vivo o agora”, encerra Raphael.

Sair da versão mobile