A mergulhadora Jules Casey viveu um momento especial na costa da Austrália. A mulher registrou dois cavalos-marinhos-de-barriga-grande (Hippocampus abdominalis) fazendo uma dança de acasalamento.
No movimento delicado, a fêmea transfere seus ovos para a bolsa incubadora do macho. Jules, que também é influenciadora digital, compartilhou o vídeo no Instagram.
“O macho estava inflando a barriga para mostrar à fêmea que havia espaço de sobra para os ovos. Então a mágica aconteceu: eles apontaram o focinho para cima, o que indica que ambos estão prontos para tentar a transferência dos ovos. Eles sobem juntos para a água aberta para completar a transferência”, explica Jules em entrevista ao portal britânico IFL Science.
Leia também
-
Aves australianas surpreendem cientistas ao apresentarem troca de sexo
-
Austrália: fóssil de 26 milhões de anos revela nova espécie de baleia
-
Pesquisadores descobrem inseto mais pesado da Austrália. Veja vídeo
-
Nova espécie de polvo é encontrada no fundo do mar da Austrália
Todo o processo de acasalamento durou apenas cerca de 40 segundos. Ao final, cada um seguiu seu caminho. A mergulhadora conta que já testemunhou o momento cinco vezes e se diz muito sortuda por isso.
Veja o vídeo
Os cavalos-marinhos-de-barriga-grande são os maiores da espécie na Austrália, podendo chegar a aproximadamente 35 cm. Depois da transferência dos ovos, o macho assume a responsabilidade da gestação, protegendo os 300 a 700 embriões em desenvolvimento.
Os cavalos-marinhos não são os únicos machos que engravidam no mundo animal. Os peixes-cachimbo e os dragões-marinhos também são espécies em que o macho é responsável pela gestação dos filhotes. Com comportamento similar, eles chegam a colocar os ovos dentro da boca como forma de proteção.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!