Portal Estado do Acre Notícias

Vídeo mostra brasileiros deportados pelo governo Trump em avião da Gol

video-mostra-brasileiros-deportados-pelo-governo-trump-em-aviao-da-gol

Vídeo mostra brasileiros deportados pelo governo Trump em avião da Gol

Um vídeo obtido pela coluna mostra o momento em que brasileiros deixam o avião da Gol no Aeroporto de Confins (MG), na noite dessa quarta-feira (27/8), após serem deportados dos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump.

A Gol, uma empresa brasileira, aceitou fretar um avião para os EUA e trouxe os deportados ao Brasil. Anteriormente as viagens eram feitas por aviões oficiais norte-americanos.

As imagens mostram alguns brasileiros uniformizados de branco ou de laranja, o que indica que estavam presos nos Estados Unidos. Eles vieram em um Boeing 737 MAX-8, cuja capacidade é de cerca de 200 pessoas.

Uma das pessoas que vieram deportadas no voo da Gol é a brasileira Rosana Maciel Gomes, condenada pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ela estava foragida nos Estados Unidos.

Gol diz que todos os passageiros foram deportados voluntariamente

Em nota, no entanto, a a empresa aérea informou que foi contratada para realizar voos fretados apenas de passageiros que voluntariamente aderirem ao programa do US CBP (Customs and Border Protection), a chamada autodeportação.

“A Gol oferece em seu portfólio o serviço de fretamento de aeronaves”, explicou.

“A companhia reforça que não há nenhuma distinção nos serviços entre estes voos com qualquer outro fretamento operado, sempre com foco na Segurança dos passageiros”, prosseguiu a empresa aérea.

O governo brasileiro acompanha os casos de deportação ante as denúncias de violação de direitos humanos dos imigrantes ilegais.

Sair da versão mobile