Abandonar ou maltratar animais de estimação é crime mas, infelizmente, ainda há quem se desfaça dos pets, deixando-os nas ruas — especialmente os idosos ou debilitados. Foi o caso da filhote encontrada pela veterinária Paola Saldiva dentro de uma caixa de papelão em uma via em Canoas, no Rio Grande do Sul.
Leia também
-
Após anos fugindo por traumas, vira-lata é resgatada com 11 filhotes
-
Dia do Vira-lata: 5 histórias de cães “funcionários” que geraram memes
-
Vira-lata surpreende e leva pit-bull de “presente” para tutora
Em vídeo publicado no Instagram, a protetora mostra como se deparou com a pet, largada na calçada com um pote de ração. Posicionada ao lado de uma árvore, a caixa de papelão estava coberta por um saco plástico preto que cobria o rosto do animal.
Ao se aproximar, Paola conseguiu perceber o real estado da vira-lata. Ao carregá-la, notou um triste detalhe: a pet estava com a perna esquerda machucada e, por isso, não conseguia se movimentar sozinha.
View this post on Instagram
Sem conseguir se levantar, a cadela fazia xixi deitada, enquanto um pedaço de cobertor abafava o corpo dentro da caixa. A animal de estimação não conseguia comer ou beber água. Em seu perfil pessoal do Instagram, Saldiva conta que os machucados poderiam ter sido o resultado de um atropelamento.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
O pet traz alegria ao lar
Freepik2 de 5
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Lum3n/ Pezels3 de 5
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Reprodução/Alto Astral4 de 5
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
Reprodução/GettyImages 5 de 5
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
Reprodução/ Freepik
A veterinária é responsável pelo Instituto Eu Salvo Vidas, que foi alertado sobre o abandono da vira-lata na via. Em entrevista ao Metrópoles, Saldiva conta que a cadela estava com uma fratura na pelve, o verdadeiro motivo para não conseguir se movimentar.
Após ficar uma semana internada em uma clínica veterinária, a cadela foi operada. Lá, se recuperou e pode ser disponibilizada para adoção. “Logo ela foi adotada e já está na casa nova”, comemora Saldiva.