Promotores noruegueses anunciaram, nessa segunda-feira (18/8), que Marius Borg Høiby — primogênito da princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit — foi indiciado por várias acusações. Conforme as investigações policiais, que duraram um ano, o enteado do príncipe herdeiro norueguês, Haakon, tem envolvimento em 32 crimes, incluindo quatro estupros.
Leia também
-
Saiba quem são as futuras rainhas que criaram grupo no WhatsApp
-
Tragédia: príncipe morre semanas antes do nascimento do filho
Em entrevista à emissora NRK, o promotor do estado de Oslo, Sturla Henriksbø, comentou que o homem de 28 anos pode ficar preso por até 10 anos se for condenado. Segundo o portal estadunidense New York Post, o julgamento do enteado do príncipe herdeiro Haakon deverá ocorrer em janeiro do próximo ano e pode durar até seis semanas.
Com 28 anos, Marius Borg foi indiciado por 32 crimes no tribunal distrital de Oslo
Getty Images
Marius Borg Hoiby é o filho mais velho da princesa herdeira Mette-Marit da Noruega
Getty Images
Mette-Marit teve Marius antes de se casar com o príncipe herdeiro da Noruega
Ragnar Singsaas/Getty Images
Marius Borg Hoiby com a irmã, a princesa Alexandra; a mãe, a princesa herdeira Mette-Marit; e o padrasto, o príncipe herdeiro Haakon
Rune Hellestad/Getty Images
Marius Borg é acusado de cometer um estupro com relação sexual e outros três sem relação sexual, abuso doméstico contra uma ex-parceira e vários episódios de violência. Os 32 crimes incluem ainda perturbação da paz, vandalismo e violação de ordens de restrição contra outra ex-companheira.
De acordo com a revista britânica Hello!, o primogênito da princesa Mette-Marit também foi acusado de filmar as genitálias de várias mulheres sem o conhecimento ou consentimento delas. À imprensa, o promotor Henriksbø frisou: “A pena máxima para os crimes listados na acusação é de até 10 anos de prisão.”
“Esses são atos muito sérios que podem deixar cicatrizes duradouras e destruir vidas. O fato de Marius Borg Høiby ser um membro da família real não significa, é claro, que ele deve ser tratado de forma mais leve ou mais severa do que se atos semelhantes tivessem sido cometidos por outros”, disse o promotor.
Vale recordar que, em agosto do ano passado, Marius ficou detido pela polícia após ser acusado de ter agredido uma “mulher na faixa dos 20 anos” em um apartamento. À época, o site norueguês Se og Hor noticiou que ele passou mais de 30 horas preso antes de ser liberado. Semanas depois, o enteado do príncipe Haakon voltou para a reclusão por violar uma ordem de restrição.
Ao New York Post, o advogado de defesa, Petar Sekulic, enfatizou que o cliente “nega todas as acusações de abuso sexual, bem como a maioria das acusações de violência”. A princípio, Marius pretende “apresentar um relato detalhado de sua versão dos fatos perante ao tribunal.”
Em um artigo, New York Post pontuou que Marius também tem acusações associadas a ameaças de morte e infrações de trânsito. Por ser filho de um relacionamento anterior ao casamento de Mette-Marit, ele não possui título real nem deveres oficiais na monarquia da Noruega.
Inclusive, a princesa herdeira completa 52 anos nesta terça-feira (19/8). Ela tem mais dois filhos, Ingrid Alexandra, de 21 anos; e Sverre, com 19.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.