Xanddy Harmonia notificou o cantor Alexsander Lemos de Godoy, conhecido como Xandy, por uso indevido da marca Samba do Xandy. A ação foi protocolada após Alexsander registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) — órgão responsável pelo registro de marcas.
A assessoria de Xanddy Harmonia informou ao G1 que o uso configura infração, confusão no público e concorrência desleal.
Alexsander recebeu uma notificação extrajudicial que determina o prazo de 15 dias para remover todo o conteúdo relacionado ao Samba do Xandy e desistir do direito de uso da marca no Inpi. Agora, ele espera uma possível oficialização da decisão para recorrer.
O cantor Xanddy Harmonia
Reprodução/Redes sociais
Xanddy Harmonia é casado com Carla Perez
Reprodução/Redes sociais
O cantor Xanddy Harmonia
Reprodução/Redes sociais
Entenda o caso
Xanddy Harmonia tem cinco registros de marca no Inpi. Uma dessas marcas é “Xanddy”, que garante o uso exclusivo do nome para a atividade de músico.
A outra marca é “Xanddy Harmonia”, registrada para diversas finalidades, o que amplia o uso comercial do nome. Foram feitos pedidos para pelo menos três especificações diferentes:
Entretenimento e educação musical:
- Organização e apresentação de shows;
- Aulas de samba;
- Composição de músicas.
Área comercial e empresarial:
- Administração de empresas;
- Agenciamento de artistas;
- Publicidade.
Tecnologia e equipamentos:
- Aparelhos de gravação de som e vídeo.
Leia também
-
Xanddy Harmonia detalha início de namoro com Carla Perez
-
Filha de Carla Perez e Xanddy termina namoro com norte-americana
O que diz Alexsander Lemos de Godoy
Alexsander se apresenta tocando samba em Ribeira do Pombal — a 300 km de Salvador — e regiões vizinhas. Ele registrou a marca “Samba do Xandy” no Inpi em 2023 e o uso foi concedido em 2025. A especificação é de shows de samba ao vivo.
“Acho que está errado o processo, até porque o nome é Xanddy Harmonia, não tem nada a ver com o Samba do Xandy. Além de que o Xanddy dele tem dois d, o meu é com um só”, disse ao Metrópoles.
“A fonte é diferente, o ritmo é diferente. Eu toco um samba mais voltado para o Rio, São Paulo, e ele toca pagode baiano”, acrescentou.
Everson Sales, advogado do cantor, informou que não há plágio ou uso indevido da marca, já que o “Samba do Xandy” foi aprovada pelo órgão. Ele ressalta que os nomes que compõem a marca são genéricos.
“O nome de meu cliente [referindo-se ao termo Xandy] é um apelido comumente utilizado para pessoas cujo nome é Alexandre ou Alexander. Samba é o nome de um ritmo, de um gênero musical e é de domínio público. Meu cliente até então está amparado pela legislação”, acrescentou.
O Metrópoles entrou em contato com Xanddy Harmonia e o Inpi para mais informações, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Alexsander se apresenta tocando samba em Ribeira do Pombal
Alexsander se apresenta tocando samba em Ribeira do Pombal
Reprodução/Redes sociais