O inverno entra em sua reta final e, em algumas regiões do país, esse é o período em que a seca se intensifica e a luta contra a poeira é uma constante, aumentando a incidência de crises alérgicas nas vias aéreas.
Leia também
-
Misturar produtos de limpeza pode matar: saiba o que evitar
-
Pia brilhante: truque antigo ajuda a resolver problemas na limpeza
-
Saiba quais produtos de limpeza podem ser tóxicos e perigosos aos pets
E não adianta, mesmo quem tenta limpar a casa todos os dias acaba sempre se deparando com rastros de poeira. Pensando nisso, o Metrópoles conversa com um especialista em limpeza que dá dicas para se livrar da sujeira de forma mais eficiente e por mais tempo.
Adriano Fonseca comenta que tudo começa na escolha correta dos materiais de limpeza. Nas regiões que sofrem com a baixa umidade relativa do ar, o ideal é investir em panos de microfibra e limpadores multiuso.
“O uso do pano úmido de microfibra é essencial, porque ele retém a poeira em vez de espalhá-la, diferentemente de panos secos ou espanadores”, ensina. Já os limpadores multiuso auxiliam criando uma película protetora em móveis e eletrônicos, que acumulam mais poeira nesse período.
Um hábito simples também é um aliado, fazendo com que menos sujeira entre no ambiente. “Deixe os sapatos sujos do lado de fora e tenha um capacho eficiente na entrada. O uso de chinelos limpos para circular dentro de casa vai conservar a limpeza do chão e tapetes por mais tempo”.
Para a limpeza durar mais
“O segredo no inverno não é limpar mais, e, sim, limpar melhor. Ter uma ventilação mínima, focar nos pontos críticos da casa e usar produtos com ação antibacteriana e residual, é a melhor estratégia e faz toda a diferença”, afirma o especialista em higienização da Ecoville.
Veja algumas dicas do profissional para garantir uma limpeza mais duradoura e menos trabalhosa
Limpeza por zonas
Durante os dias mais frios, divida a casa por zonas de uso: áreas de alta circulação, como sala, cozinha e banheiro, devem ser limpas mais vezes por semana, enquanto quartos e espaços pouco usados, podem receber uma manutenção leve a cada cinco dias.
Se livre da poeira
Usar a vassoura tradicional durante o inverno não é a melhor opção, já que espalha resíduos e levanta poeira. Como em períodos de frio as pessoas costumam ficar com a casa fechada por mais tempo, o ideal é utilizar o aspirador com filtro ou vassouras multifuncionais, com panos de microfibra acoplados.
“Passar um pano umedecido com um produto próprio para o seu tipo de piso, como cera para porcelanato, laminado, ou um multiuso, vai deixar a casa limpa por mais tempo, cheirosa e com uma melhor aparência. Tirar o pó dos móveis, das TVs e dos eletrodomésticos também é uma boa estratégia para manter tudo em ordem”, completa.
Tapetes e estofados
Para diminuir a poeira, eles também exigem cuidados extras. Adriano comenta que o ideal é usar aspiradores com filtro HEPA, que capturam até micropartículas, garantindo um ambiente mais saudável.
Umidificação e limpeza vão de mãos dadas
O ar seco exige atenção redobrada à hidratação do ambiente. “Umidificadores são excelentes aliados, mas não substituem a limpeza. Caso contrário, a poeira se mistura à umidade e favorece a proliferação de fungos”, alerta Adriano.