MAIS

    Zelensky celebra independência da Ucrânia e diz que não cederá terras

    Por

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesse sábado (23/8), que não cederá territórios ucranianos à Rússia, ao celebrar o Dia da Bandeira Nacional nas redes sociais. A declaração ocorreu na véspera do Dia da Independência da Ucrânia, comemorado neste domingo (24/8).

    Na rede social X, Zelensky afirma que a bandeira ucraniana “é o objetivo e sonho para muitos ucranianos em territórios temporariamente ocupados da Ucrânia”.

    Territórios ucranianos

    • Na última terça-feira (19/8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu detalhes sobre a partilha dos territórios ucranianos atualmente ocupados pela Rússia.
    • Trump afirmou que a Ucrânia ficará “com muito território”, em referência às regiões atualmente ocupadas por tropas russas, mas não especificou quais.
    • Sobre as garantias de que a Ucrânia não volte a ser atacada – pedido dos líderes europeus na reunião dessa segunda, na Casa Branca –, o líder norte-americano afirmou que “haverá algum tipo de segurança, mas não (nos moldes) da Otan”.
    • A Casa Branca confirmou que os preparativos para uma reunião trilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o líder da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estão em andamento.

    Zelensky reforçou que o povo da Ucrânia salvaguarda a bandeira: “Mantêm-na segura, porque sabem: não entregaremos a nossa terra ao ocupante. Esta bandeira representa tudo o que é mais caro a centenas de milhares dos nossos guerreiros”, reforçou o presidente ucraniano.

     

    Today is an important day – a day of one of our strongest emotions: the feeling you get when you are at home, or when you recognize your own people and what comes from your homeland. And wherever you are in the world, whichever country you may travel to, when you spot the… pic.twitter.com/ehMoxBaiYF

    — Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) August 23, 2025

    O presidente fez referência à bandeira durante a cerimônia realizada na véspera do Dia da Independência da Ucrânia, que contou com a presença de autoridades ucranianas.

    Leia também

    Na última sexta-feira (22/8), Zelensky já havia afirmado que o presidente russo, Vladimir Putin, tenta “escapar de uma reunião” para discutir um cessar-fogo na guerra entre os dois países.

    Segundo Zelensky, “a guerra precisa acabar” e a Rússia deve ser pressionada.