Portal Estado do Acre Notícias

5 plantas que atraem escorpiões amarelos para evitar ter em casa

5 plantas que atraem escorpiões amarelos para evitar ter em casa

Ter plantas em casa ajuda não apenas a decorar o ambiente, como também colabora com o bem-estar dos moradores. Algumas espécies, no entanto, podem servir de morada para os temidos escorpiões amarelos, favorecendo a proliferação desses aracnídeos.

A americana Linda Chalker-Scott, professora de horticultura da Washington State University, nos Estados Unidos, explicou que jardins mal cuidados, com excesso de folhas secas e raízes densas, tornam os locais perfeitos para a presença de escorpiões. “A escolha de espécies vegetais influencia diretamente no equilíbrio de pragas e predadores em áreas residenciais, sendo parte fundamental do manejo preventivo”, afirmou Linda em um artigo.

Leia também

Mas, afinal, algumas plantas podem favorecer a presença de escorpiões em casa?

É importante frisar que essa relação não é direta. Ou seja: não é porque você tem determinadas espécies em sua residência que, consequentemente, os aracnídeos vão aparecer. Segundo o biólogo Danilo Dantas, não há uma planta específica que atraia esses animais, como um “imã”.

“No entanto, existem muitas plantas que criam o ambiente ideal para que os escorpiões que já estão na área se estabeleçam, se escondam e se reproduzam”, comenta. “O que atrai o escorpião não é a planta em si, mas o ecossistema que ela proporciona.”

Imagem colorida de escorpiãoA dedetização é o método ideal para evitar as presas dos escorpiões

O especialista descreve que os escorpiões (especialmente o Tityus serrulatus, o escorpião-amarelo) são animais que buscam lugares escuros, úmidos e protegidos do sol e de predadores. Eles se alimentam de insetos, como baratas, grilos, cupins e aranhas. “E as plantas, especialmente quando mal cuidadas, fornecem exatamente isso”, acrescenta.

Quais plantas podem “atrair” escorpiões?

Plantas rasteiras e densas

Assim como a grama muito alta e mal cortada, espécies como trepadeiras densas que encostam no chão (a exemplo de hera, unha-de-gato e maracujá) e forrações espessas (como ajuga e lambari) formam um microclima úmido, escuro e cheio de frestas, perfeito para o escorpião se esconder durante o dia.

“Pilhas de folhas secas, palha, casca de árvore ou lenha armazenada são ‘hotéis cinco estrelas’ para escorpiões, oferecendo abrigo ideal”, reforça o especialista

E mais: além de saber quais espécies viram “casa” para os bichos, é preciso manter quintais sempre limpos. Até folhas secas, quando em excesso, são um potencial risco.

“Pilhas de folhas secas, palha, casca de árvore ou lenha armazenada são ‘hotéis cinco estrelas’ para escorpiões, oferecendo abrigo ideal”, reforça.

Cuidado com vasos 

Os pratinhos de plantas, conforme emenda o especialista, acumulam água e são outro fator que atraem insetos e pragas. “O espaço entre a terra do vaso e o vaso, assim como as frestas entre pilhas de pedras, são ótimos esconderijos.”

Sair da versão mobile