MAIS

    Adolescente que matou vascaíno a facadas é liberado após depoimento

    Por

    Após confessar ter esfaqueado o torcedor do Vasco Eumar Vaz (foto em destaque), de 34 anos, dentro de um ônibus, em Samambaia, o adolescente de 15 anos foi liberado após prestar depoimento na terça-feira (23/9). O vascaíno foi atacado por um grupo de flamenguistas no domingo (22/9), não resistiu aos ferimentos e morreu.

    O adolescente se apresentou à Delegacia da Criança e do Adolescente 2 (DCA 2), onde foi ouvido na presença da mãe e de uma advogada. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o adolescente foi liberado em seguida por não estar em situação de flagrante, conforme previsão legal. Ou seja, por enquanto, responderá em liberdade.

    Leia também

    As investigações apontam que pelo menos seis pessoas agrediram a vítima, quase todas já identificadas pela 32ª DP (Samambaia Sul), responsável pela apuração do crime.

    A PCDF continua analisando as imagens internas captadas pelas câmeras do ônibus para saber se outra pessoa também desferiu algum outro golpe de arma branca na vítima.

    Assim que forem identificados, os coautores serão responsabilizados criminalmente pelos seus atos, na medida em que as condutas forem individualizadas. Medidas judiciais para eventuais prisões já estão sendo tomadas.

    Torcida organizada

    De acordo os policiais, apesar das pessoas identificadas e responsabilizadas pelas agressões serem torcedoras do Flamengo, não são membros efetivos da torcida organizada do time.

    O adolescente liberado aparece nas imagens guardando uma faca durante a agressão sofrida por Eumar. Durante o depoimento, alegou estar arrependido.

    Aos policiais, disse que acertou golpes de faca em Eumar Vaz para revidar as agressões cometidas pelo vascaíno. O adolescente disse ainda que, durante a fuga, jogou fora a faca utilizada no crime.

    No depoimento, ele também afirmou que decidiu se entregar após “ver o sofrimento da família” de Eumar e que “se arrepende” do que fez.

    Agressão

    Segundo a PCDF, o adolescente é o que estava vestido com uma regata laranja do Flamengo e aparece em uma das filmagens da covarde agressão sofrida por Eumar Vaz, descendo do ônibus enquanto guardava uma faca na cintura.

    É possível ver nas imagens alguns torcedores do Flamengo gritando e xingando, enquanto passageiros comuns, com medo, tentam descer do coletivo.

    No fim do vídeo, um jovem de regata laranja e bermuda cinza aparece guardando uma faca na cintura antes de descer do ônibus.

    Confira:

     

    Familiares, amigos e companheiros se despediram de Eumar na terça-feira. O velório, foi no Campo da Esperança de Brazlândia, foi embalado pela bateria da Força Jovem do Vasco (FJV), torcida organizada da qual Eumar fazia parte.

    “Meu filho, eu te amo. Foi linda essa homenagem. Em breve nos veremos, meu filho”, disse José Eumar pai de Eumar, ao fechar o caixão.