O Brasil deve enfrentar a partir desta quinta-feira (18/9) a chegada de uma nova onda de calor, a sexta de 2025. No entanto, nesta quarta (17/9), áreas do centro-sul do país ainda devem registrar pancadas irregulares de chuva, provocadas por áreas de instabilidades que se formam sobretudo no litoral do Sudeste.
No Centro-Oeste, a combinação de umidade vinda da Amazônia com temperaturas elevadas pode provocar pancadas rápidas e mal distribuídas no centro, oeste e norte de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Há chance menor de chuva também em Goiânia (GO) e no Distrito Federal, mas os volumes devem ser baixos.
Campo Grande (MS) já marca 37°C nesta quarta e repete o valor nesta quinta; na sexta-feira (19/9), há possibilidade de chuva rápida no fim do dia, com alívio pontual do calor. Cuiabá (MT) varia de 24°C/37°C nesta quarta e pode bater 38°C nesta quinta.
Leia também
-
Vídeo: em meio à seca e ao calorão, chuva dá rápido refresco no Gama
-
Chuvas isoladas surpreendem brasilienses nesta segunda-feira; veja vídeo
-
Calor castiga Centro-Oeste, enquanto Sul pode ter geadas nesta 4ª
-
Semana começa com calor, mas tem previsão de choque térmico em SP
Áreas de instabilidade
No Sudeste, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no mar e a um cavado atmosférico, ou seja áreas alongadas de baixa pressão, podem trazer pancadas localizadas, sobretudo no Rio de Janeiro, em parte do Espírito Santo e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.
A capital mineira deve registrar máxima de 30°C com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. No Rio de Janeiro, a quarta deve ter sol e aumento de nuvens, com chance de chuva passageira e temperatura chegando a 27°C.
Já em São Paulo, a previsão indica muitas nuvens durante o dia, aberturas de sol e baixa chance de chuva, com máxima de 26°C. Vitória (ES) também pode ter pancadas de chuva e trovoadas, com temperatura em torno de 29°C.
No Sul, Porto Alegre (RS) tem uma quarta de 15°C a 27°C com tempo firme; nestaa quinta, 28°C e aumento de nuvens; na sexta e no sábado (20/9), novas áreas de instabilidade trazem chuva, trovoadas e risco de volumes altos em momentos do dia, com máximas entre 28°C e 29°C.
Já entre o fim da semana e o começo da próxima, uma área de baixa pressão deve intensificar a chuva no extremo sul, elevando o risco de temporais e acumulados elevados sobretudo no RS.
Em Curitiba (PR), a quarta vai a 24°C, quinta a 25°C e a sexta chega a 24°C, com muitas nuvens; no sábado, há chance de chuva e 27°C.
Florianópolis (SC) tem pancadas nesta quarta (24°C), estabiliza na quinta (25°C) e segue com variação de nuvens entre sexta (23°C) e sábado (27 °C).
Pancadas de chuva
No Norte, áreas de instabilidade ainda provocam pancadas de chuva no Amazonas e em Roraima, enquanto em estados como Acre e Rondônia as pancadas serão mais isoladas.
Manaus pode chegar a 33°C com risco de chuva à tarde e à noite, e Rio Branco deve ter máxima de 31°C, também com pancadas. Já em Belém e Macapá, a quarta deve ser de tempo firme, com 33°C.
No Nordeste, a umidade favorece pancadas rápidas na faixa leste entre Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Salvador deve ter até 29°C com chuva passageira, assim como Recife, que pode chegar a 32°C.
Em Maceió e Natal, a quarta deve ser de sol e chuva em alguns momentos, com máximas de 27°C e 29°C, respectivamente.
Já no interior da região, o tempo continua seco e quente: Teresina pode alcançar 36 °C e Fortaleza deve ter 30 °C, sem previsão de chuva.
Como vai ser a onda de calor
De acordo com a Climatempo, essa massa de ar seco e quente vai se instalar sobre grande parte do país, impedindo a formação de nuvens e mantendo o calor acumulado.
As temperaturas devem ficar de 5°C a 8°C acima da média em áreas que vão do norte do Paraná até o sul do Maranhão, cobrindo boa parte do Centro-Oeste, o interior do Sudeste e também porções do Norte e do Nordeste.
Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
No Centro-Oeste, os termômetros devem disparar: Cuiabá e Campo Grande podem bater os 40°C, enquanto Goiânia e Brasília devem ficar entre 33°C e 35°C, sempre com umidade do ar baixa, abaixo dos 30% em vários momentos do dia.
No Sudeste, o calor também será sentido com força. No interior paulista, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas, as máximas podem chegar a 37°C a 39°C. Na capital paulista, a expectativa é de até 33°C na sexta, enquanto Belo Horizonte pode alcançar 31°C e o Rio de Janeiro deve passar dos 32°C no fim da semana.
No Norte, Palmas pode ultrapassar os 40°C. Em estados vizinhos, como o sul do Maranhão e o oeste da Bahia, o calor deve ser igualmente intenso.
No Nordeste, o interior deve sentir mais os efeitos do calorão. Em áreas do Piauí e do oeste baiano, os termômetros podem chegar a 36°C a 38°C, com sensação térmica ainda mais alta.
No Sul, os efeitos serão mais restritos ao norte do Paraná, mas mesmo assim Curitiba deve ter dias de calor acima da média, com temperaturas perto dos 27°C a 29°C.