O temporal que atingiu São Paulo, nesta segunda-feira (22/9), deixou no escuro a cidade de Cajamar, na região metropolitana. Segundo informações da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na capital e mais 23 municípios, cerca de 92% dos endereços do município ficaram sem luz no pico do apagão, no início da tarde. Do total de aproximadamente 47 mil clientes, a interrupção no fornecimento de energia atingiu mais de 43 mil imóveis.
Em toda a região metropolitana de São Paulo, o pico do apagão causado pela chuva afetou o fornecimento de energia de mais de mais de 556 mil endereços.
Após atualização às 15h, a empresa informou que 89% dos clientes em Cajamar continuavam sem luz.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 14h, fortes ventos – com rajadas que chegaram a 98,2 km/h, no Campo de Marte, e a 87km/h no Aeroporto de Congonhas – acompanhados de chuvas atingiram a área de concessão provocando danos sobre a rede elétrica. Desde ontem à noite, com as fortes chuvas e ventos, a companhia vem atuando para reconstruir trechos da rede danificados pela queda de árvores e galhos. As áreas Oeste e Norte da concessão foram as mais impactadas pelas chuvas. Entre os bairros da capital mais atingidos estão Jaraguá, Pinheiros, Mooca, Lapa e Vila Sonia. Desde a noite de domingo, em função da previsão meteorológica, a distribuidora reforçou antecipadamente as equipes em campo para restabelecer o serviço aos clientes afetados”, diz nota emitida pela empresa.
Ainda segundo a Enel, por volta das 10h50, um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes da distribuidora. Até as 11h22, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido. A empresa Isa Energia Brasil apura as causas do desligamento.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Arquivo Pessoal2 de 5
Cajamar fica no escuro após temporal que atingiu SP
Arquivo Pessoal3 de 5
Arquivo Pessoal4 de 5
Guilherme Bianchi/ Metrópoles5 de 5
Rodrigo Tammaro/ Metrópoles
Temporal em SP
- Segundo o Corpo de Bombeiros, até 14h50 desta segunda-feira, a corporação atendeu 131 chamadas para queda de árvores, seis para desabamentos e oito para enchentes.
- Ainda de acordo com a corporação, o deslocamento da chuva é rápido e há potencial para fortes rajadas de vento e queda de granizo.
- As estação meteorológicas do estado de São Paulo registraram ventos de 98,2 km/h na região do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte paulistana. Na área do Aeroporto de Congonhas, a ventania chegou a 87 km/h.
- Já no interior, a cidade de Piracicaba foi a que registrou o maior número, com ventos de 95 km/h.
Alerta severo
O dia virou noite minutos após a Defesa Civil emitir um alerta severo para temporais com rajadas de vento na capital e na região metropolitana de São Paulo. Segundo o aviso, há risco de queda de árvores e destelhamento.
Leia também
-
Temporal com rajadas de vento causa alagamentos e estrago em SP. Veja
-
Dia vira noite: minutos após alerta, céu escurece e temporal atinge SP
-
Em menos de 1 hora após alerta, SP tem mais de 380 mil imóveis sem luz
-
Problema em subestação deixa 900 mil sem energia no ABC e parte de SP
Um gabinete de crise foi mobilizado pelas autoridades para auxiliar em possíveis ocorrências graves no estado, como queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica ou bloqueio de circulação em rodovias.
Uma frente fria deverá avançar sobre o estado no início desta semana. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de queda de granizo em diferentes regiões — região metropolitana, litoral e cidades do interior, como Campinas e Sorocaba.
Alagamentos
Além do alerta da Defesa Civil, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Frente fria deve provocar chuvas em SP nesta semana. Veja quando
Fernando Frazão/ Agência Brasil2 de 7
Chuva em SP
Rebeca Ligabue/Metrópoles3 de 7
Inmet coloca São Paulo em estado de alerta para temporal nesta quarta-feira (27/8)
Cesar Sacheto/Metrópoles4 de 7
Chuvas geram caos e sustos em SP
Rodrigo Freitas/ Metrópoles5 de 7
Chuva em SP
Cesar Sacheto/Metrópoles6 de 7
Pessoas caminham em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles7 de 7
Chuva na Avenida Brasil, zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles
Segundo o CGE, a propagação de uma linha de instabilidade, associada à chegada de uma frente fria, está provocando chuva forte com potencial para queda de granizo e fortes rajadas de vento entre as regiões de Piracicaba, Sorocaba, o oeste e sudoeste da Grande São Paulo e a zona sul da capital paulista.