O temporal associado à forte ventania que atingiu a capital e a região metropolitana nessa segunda-feira (22/9), provocando inundações e quedas de árvores, ainda causa transtornos à população. Segundo o balanço mais recente da concessionária Enel, divulgado na manhã desta terça-feira (23/9), 227 mil imóveis continuam sem energia em São Paulo.
11 imagens
Fechar modal.
1 de 11
Não há registros de mortes, desaparecidos ou desabrigados até o momento
Material cedido ao Metrópoles2 de 11
Árvore cai durante temporal e interdita Avenida Ipiranga
Material cedido ao Metrópoles3 de 11
Poste tomba na Estrada de Taipas, zona norte de SP
Reprodução/ Redes Sociais4 de 11
Árvore cai em cima de carro em Alto de Pinheiros
Material cedido ao Metrópoles5 de 11
Inmet coloca São Paulo em estado de alerta para temporal nesta quarta-feira (27/8)
Cesar Sacheto/Metrópoles6 de 11
Chuva em SP
Rebeca Ligabue/Metrópoles7 de 11
Frente fria deve provocar chuvas em SP nesta semana. Veja quando
Fernando Frazão/ Agência Brasil8 de 11
Chuvas geram caos e sustos em SP
Rodrigo Freitas/ Metrópoles9 de 11
Chuva em SP
Cesar Sacheto/Metrópoles10 de 11
Pessoas caminham em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles11 de 11
Chuva na Avenida Brasil, zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles
“As zonas norte e oeste foram as mais impactadas. Durante todo o dia de ontem (22), a companhia mobilizou mais de 1 mil equipes para restabelecer a energia elétrica nas áreas mais afetadas”, afirmou a Enel, em nota.
A forte chuva também provocou um apagão na região metropolitana. De acordo com a concessionária, mais de 587 mil endereços tiveram queda de luz — em Cajamar, mais de 93% dos imóveis ficaram sem luz.
Antes disso, pela manhã, cerca de 900 mil imóveis na região do ABC paulista e zona sul de São Paulo ficaram sem energia elétrica, após problema em uma subestação elétrica. As regiões mais afetadas foram os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, na zona sul.
Quedas de árvores
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve 875 chamadas para quedas de árvores, 28 para desabamentos e 21 para enchentes, no período entre 0h e 22h dessa segunda-feira.
No pico da tempestade, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h. Em Perus, na zona norte da capital paulista, por exemplo, uma árvore caiu, derrubou um muro, destruiu carros e parte da fiação elétrica na Rua Mogeiro. Não há informações sobre feridos.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil, durante o temporal houve registro de 24 pessoas feridas, 8 desabrigadas, 33 desalojadas e nenhum registro de óbitos ou desaparecidos.
Previsão do tempo
O estado de São Paulo terá sol entre muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nesta terça-feira, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Leia também
-
Temporal e ventania derrubaram 875 árvores em 22 horas em SP
-
Temporal e fortes ventos derrubam mais de 600 árvores em São Paulo
-
Apagão em Cajamar: 93% da cidade fica sem energia após temporal em SP
-
Dia vira noite: minutos após alerta, céu escurece e temporal atinge SP
Com a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas caem em todo o estado. Na capital paulista, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 19°C. Em Campos do Jordão, mínima de 10°C e máxima de 18°C.
Apesar de os modelos não indicarem acumulados significativos, há risco de transtornos em áreas vulneráveis da faixa leste e nas divisas com Minas Gerais.