O temporal associado à forte ventania que atingiu a capital e a região metropolitana nessa segunda-feira (22/9), provocando inundações e quedas de árvores, ainda causa transtornos à população. Segundo o balanço mais recente da concessionária Enel, divulgado na manhã desta terça-feira (23/9), 227 mil imóveis continuam sem energia em São Paulo.



Não há registros de mortes, desaparecidos ou desabrigados até o momento
Material cedido ao Metrópoles
Árvore cai durante temporal e interdita Avenida Ipiranga
Material cedido ao Metrópoles
Poste tomba na Estrada de Taipas, zona norte de SP
Reprodução/ Redes Sociais
Árvore cai em cima de carro em Alto de Pinheiros
Material cedido ao Metrópoles
Inmet coloca São Paulo em estado de alerta para temporal nesta quarta-feira (27/8)
Cesar Sacheto/Metrópoles
Chuva em SP
Rebeca Ligabue/Metrópoles
Frente fria deve provocar chuvas em SP nesta semana. Veja quando
Fernando Frazão/ Agência Brasil
Chuvas geram caos e sustos em SP
Rodrigo Freitas/ Metrópoles
Chuva em SP
Cesar Sacheto/Metrópoles
Pessoas caminham em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Chuva na Avenida Brasil, zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles
“As zonas norte e oeste foram as mais impactadas. Durante todo o dia de ontem (22), a companhia mobilizou mais de 1 mil equipes para restabelecer a energia elétrica nas áreas mais afetadas”, afirmou a Enel, em nota.
A forte chuva também provocou um apagão na região metropolitana. De acordo com a concessionária, mais de 587 mil endereços tiveram queda de luz — em Cajamar, mais de 93% dos imóveis ficaram sem luz.
Antes disso, pela manhã, cerca de 900 mil imóveis na região do ABC paulista e zona sul de São Paulo ficaram sem energia elétrica, após problema em uma subestação elétrica. As regiões mais afetadas foram os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, na zona sul.
Quedas de árvores
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve 875 chamadas para quedas de árvores, 28 para desabamentos e 21 para enchentes, no período entre 0h e 22h dessa segunda-feira.
No pico da tempestade, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h. Em Perus, na zona norte da capital paulista, por exemplo, uma árvore caiu, derrubou um muro, destruiu carros e parte da fiação elétrica na Rua Mogeiro. Não há informações sobre feridos.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil, durante o temporal houve registro de 24 pessoas feridas, 8 desabrigadas, 33 desalojadas e nenhum registro de óbitos ou desaparecidos.
Previsão do tempo
O estado de São Paulo terá sol entre muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nesta terça-feira, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Leia também
-
Temporal e ventania derrubaram 875 árvores em 22 horas em SP
-
Temporal e fortes ventos derrubam mais de 600 árvores em São Paulo
-
Apagão em Cajamar: 93% da cidade fica sem energia após temporal em SP
-
Dia vira noite: minutos após alerta, céu escurece e temporal atinge SP
Com a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas caem em todo o estado. Na capital paulista, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 19°C. Em Campos do Jordão, mínima de 10°C e máxima de 18°C.
Apesar de os modelos não indicarem acumulados significativos, há risco de transtornos em áreas vulneráveis da faixa leste e nas divisas com Minas Gerais.





