Portal Estado do Acre Notícias

Após receber visto dos EUA, Padilha diz que ainda avalia se irá à ONU

apos-receber-visto-dos-eua,-padilha-diz-que-ainda-avalia-se-ira-a-onu

Após receber visto dos EUA, Padilha diz que ainda avalia se irá à ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta quinta-feira (18/9) que ainda está avaliando se participará da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, mas que deve comparecer à conferência internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que acontece depois, em Washington.

“A minha participação na Assembleia Geral da ONU acontece no dia 25, é esse o momento da sessão específica da assembleia para a fala dos ministros. Então, eu estou ainda avaliando. Vou avaliar aí ao longo dos dias a programação para decidir se estarei presente lá ou não”, declarou ele.

Padilha recebeu, nesta quinta, o visto norte-americano para participar das duas agendas nos Estados Unidos. O titular da Saúde foi escalado para estar na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca para Nova York neste domingo (20/9).

O visto do ministro estava vencido desde 2024, mas ele havia pedido renovação em 18 de agosto. A viagem da comitiva brasileira ocorre em meio ao acirramento das tensões com o governo norte-americano, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também

Incerteza sobre presença na ONU

O motivo da incerteza sobre se irá ou não à ONU é a votação da Medida Provisória (MP) nº 1.301, de 2025, que criou o programa Agora Tem Especialistas. Ela foi debatida e aprovada por uma comissão mista do Congresso Nacional, onde os parlamentares buscaram esclarecimentos sobre como o programa vai funcionar.

Leia também

Agora, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e depois pelo Senado até 26 de setembro para que a MP não perca a validade. Com isso, ela deve ser votada na semana que vem. Ao mesmo tempo, o encontro da ONU acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro.

“Eu, como já tinha dito desde o começo, estou concentrado agora em acompanhar a votação da Medida Provisória do Agora Tem Especialistas, que a nossa data para aprovar é na próxima semana. Ela foi aprovada por unanimidade na comissão mista, então tem grande apoio tanto na Câmara quanto no Senado, mas eu estou ali de olho porque a gente quer acompanhar a votação”, explicou Padilha.

Já o encontro da Opas acontece na semana seguinte, entre os dias 29 e 30 de setembro, quando a MP já deverá ter sido votada. O ministro reiterou que vai comparecer.

“O Brasil é convidado e o ministro é convidado porque a gente faz parte do conselho da Opas. O Brasil, vamos lembrar, é o segundo maior país da Opas e é o que tem o maior sistema nacional público de saúde de todo o continente americano”, disse.

Crise sobre visto norte-americano

No mês passado, os EUA cancelaram o visto da mulher e da filha de 10 anos de Padilha.

Em evento no Ministério da Saúde, na terça-feira (16/9), Padilha afirmou não estar ligando para o visto. “Esse negócio do visto é igual aquela música: ‘Tô nem aí’. Vocês estão mais preocupados com o visto do que eu”, disse ele.

Padilha complementou, ainda, dizendo que “só fica preocupado com isso quem quer ir aos EUA”. No caso dele, reforça, não há essa vontade.

“Só fica preocupado com isso quem quer sair do Brasil ou quem quer ir para lá para fazer lobby de traição da pátria, como alguns estão fazendo. Não é meu interesse. Então, eu não tô nem aí em relação a isso, estou muito focado na votação no Congresso Nacional”, afirmou, na ocasião.

Sair da versão mobile