MAIS

    Após saída de Sabino, Lula avalia situação de Fufuca e Macêdo

    Por

    O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), entregou a sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (26/9). Agora, o petista volta as suas atenções para avaliação da permanência dos ministros André Fufuca (Esporte) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

    Assim como o União Brasil, o Progressistas deu um ultimato para que todos os seus filiados deixem o governo Lula. Dessa forma, o desembarque de André Fufuca é esperado para os próximos dias. No entanto, a troca no Esporte não possui o mesmo peso político que a de Celso Sabino, que está ligado diretamente com a preparação do Brasil para a 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém (PA).

    União Brasil e o PP no governo Lula

    • Juntos, o União e o PP comandam quatro ministérios. Apesar disso, apenas dois nomes devem deixar a Esplanada dos Ministérios.
    • Filiado ao PP está André Fufuca no Ministério do Esporte. Enquanto isso, ligado ao União está Celso Sabino no União Brasil.
    • Já Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações) são indicações pessoais do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), e não devem deixar o governo.

    No caso de Fufuca, nomes ligados ao PT são sondados para substituir o ministro. Como é o caso de Ricardo Gomyde, ex-secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, que já integrou a estrutura da pasta durante o governo de Dilma Rousseff (PT), e tem proximidade com alas do partido.

    Já na última semana voltou a circular a possibilidade da troca de Márcio Macêdo pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP). Com status de ministério, a Secretaria-Geral cuida da agenda do presidente da República. Dessa forma, Boulos ficará responsável por articular com a sociedade civil, movimentos sociais e partidos da base.

    Apesar das especulações, Macêdo nega que tenha conversado com o presidente sobre o assunto.

    Leia também

    Lula ainda deverá se dedicar para escolher quem irá substituir Celso Sabino. Como o Metrópoles mostrou alguns nomes foram sondados, mas o favorito é o do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, filiado ao PT.

    Outros nomes ligados à estrutura do Ministério do Turismo e considerados mais técnicos foram pesquisados pelo Palácio do Planalto, como o da Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo.

    Já Sabino tenta indicar a sua atual número 2 na pasta, a secretária-executiva do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, para substituí-lo.

    Apesar disso, o comando do Ministério do Turismo ainda é dado como incerto. O presidente Lula deve estudar os possíveis substitutos nos próximos dias. Oficialmente, Celso Sabino só deixará o cargo na próxima semana, na quinta-feira (2/10) ele viaja com Lula para Belém, onde irão entregar obras ligadas a COP.