MAIS

    Artistas lamentam a morte de Hermeto Pascoal: “Anjo dos sons”

    Por

    Artistas brasileiros e estrangeiros lamentaram a morte do multi-instrumentista Hermeto Pascoal. O falecimento do músico, aos 89 anos, foi informado pela equipe dele, na noite deste sábado (13/9), em comunicado publicado no perfil dele no Instagram.

    “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. […] Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, escreveu a assessoria de Hermeto.

    O cantor e compositor Tiago Iorc comentou na publicação e disse que o instrumentista “nunca foi deste plano”. “Sempre esteve aqui nos mostrando a imensidão que somos. Boa viagem, maestro”, escreveu o artista.

    5 imagensHermeto Pascoal nasceu na cidade de Lagoa da Canoa, em Alagoas, em 1936Hermeto Pascoal & GrupoHermeto PascoalFechar modal.1 de 5

    No ano passado, Hermeto Pascoal lançou um álbum dedicado a esposa

    Divulgação/Hermeto Pascoal2 de 5

    Hermeto Pascoal nasceu na cidade de Lagoa da Canoa, em Alagoas, em 1936

    Arquivo pessoal3 de 5

    Reprodução/Redes sociais4 de 5

    Hermeto Pascoal & Grupo

    Gabriel Quintão/Divulgação5 de 5

    Hermeto Pascoal

    Divulgação

    Leia também

    O saxofonista americano Kamasi Washington fez um longo comentário e destacou a importância de Hermeto. “Descanse em paz, grande mestre Hermeto! Obrigado por todos os belos sons que você nos deixou aqui na Terra. Sua vida e sua arte são e continuarão sendo uma verdadeira inspiração para todos nós!”, declarou o músico.

    O humorista piauiense Whindersson Nunes afirmou que Hermeto “permanece vivo por meio de suas obras”. Já o baixista cearense, Michael Pipoquinha, chamou o instrumentista de “anjo dos sons”.

    Morte de Hermeto Pascoal

    A causa da morte de Hermeto Pascoal não foi divulgada. Ele estava internado no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, e deixa seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos.

    O instrumentista nasceu na cidade de Lagoa da Canoa, em Alagoas, em 1936, e fez parte do grupo musical “Sambrasa trio”. Reconhecido internacionalmente e ganhador do Grammy Latino em três oportunidades, Hermeto é um dos ícones da música brasileira.

    No ano passado, ele lançou, aos 88 anos, um disco com músicas inéditas chamado “Pra você, Ilza”, dedicado à esposa dele, Ilza da Silva, com quem viveu por mais de 40 anos e teve seis filhos.

    Interessado pelo mundo da música desde criança, Hermeto aprendeu sozinho a tocar acordeon, flauta e pandeiro aos 10 anos. Já aos 15, ele passou a viver de música acompanhado do irmão no Recife, capital de Pernambuco.

    Veja comunicado da morte publicado no perfil oficial do instrumentista:

     

    Ver esta publicação no Instagram

     

    Uma publicação partilhada por Hermeto Pascoal (@hermetopascoal)