Lideranças petistas da Câmara acreditam que o voto do ministro do STF Luiz Fux no julgamento de Jair Bolsonaro deve influenciar pouco nos debates sobre a anistia no Congresso Nacional.
Para deputados do PT, o voto de Fux não deve ter tanta influência sobre a anistia, porque o ministro foi vencido durante o julgamento, que já conta com dois ministros condenando Bolsonaro e os demais réus.
O ministro do STF Luiz Fux votou pela anulação do processo contra Bolsonaro
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
@hugobarretophoto
O ministro do STF Luiz Fux
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
@hugobarretophoto
Luiz Fux no julgamento de Bolsonaro
Victor Piemonte/STF
A expectativa no PT é de que Fux seja o único ministro da Primeira Turma do STF a votar contra a condenação de Jair Bolsonaro e dos demais réus do chamado “núcleo crucial” do inquérito do golpe.
Assim, com sua posição vencida pelos demais ministros, as alegações de Fux não teriam a força necessária para influenciar na anistia aos envolvidos do 8 de Janeiro, como deseja a oposição bolsonarista.
Leia também
-
Sobrinho de Dilma critica Fux, indicado ao STF por sua tia
-
Ministro de Lula reage a voto de Fux: “Está fazendo comício”
-
Análise: Fux dá um presente jurídico e outro político a Bolsonaro
-
A estratégia do PL para anistia no Senado
O que bolsonaristas pensam
Diferentemente do PT, bolsonaristas avaliam que a posição Fux no julgamento ajudará na pressão pela anistia, na medida em que reforça a narrativa política de que Bolsonaro não teve um julgamento justo.
Fux ajudou o ex-presidente sobretudo ao acatar algumas preliminares das defesas. Entre elas, as que reconhecem a “incompetência absoluta” do STF para julgar os réus e o cerceamento das defesas por dificuldade de acesso às provas.