O calendário de corridas de rua da capital federal ganhou um novo e prestigiado evento: a Meia Maratona do Metrópoles Endurance. A estreia movimentou Brasília nesse domingo (14/9) e reuniu atletas de todo o país para competir nas provas de 5 km, 10 km e 21 km, além da corrida kids, de 1 km, realizada no sábado (13/9). Todas as disputas tiveram largada e chegada no estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube, na L4 Norte.
Leia também
-
Clima de celebração agita entrega de kits da Meia Maratona Metrópoles
-
Alegria e diversão embalam as provas Kids da Meia Maratona Metrópoles
Com transmissão ao vivo pelo YouTube e uma arena projetada para acolher corredores, famílias e público, a atração amplia o circuito Metrópoles Endurance, que já havia trazido para o Distrito Federal o Cycling, realizado em agosto, e as disputas de triatlo, aquathlon, e natação em águas abertas, em julho.
Vila olímpica do Metrópoles Endurance
MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo
Troféus da Meia Maratona do Metrópoles Endurance
Gustavo Lucena / Metrópoles
DJ Nilo Zika
Nina Quintana/ Metrópoles
Mantendo o alto padrão das edições anteriores, a organização do Metrópoles Endurance garantiu uma vila olímpica repleta de atividades e lazer para acompanhantes e famílias. O espaço contou com food trucks e área kids, equipada com brinquedos infláveis, pula-pula e tiro ao alvo. A animação ficou por conta do DJ Nilo Zika, que embalou desde os aquecimentos até a cerimônia de premiação com um setlist “acelerado”.
Meia Maratona Metrópoles Endurance
A primeira largada aconteceu às 6h45, com os atletas inscritos no percurso de 21 km. Na linha de saída, a atmosfera era de empolgação e adrenalina para enfrentar os desafios naturais de uma Meia Maratona.
Depois de 1h14 de prova, o grande campeão cruzou a faixa de chegada: o mato-grossense Vitor Ferreira dos Santos. O corretor de 24 anos veio de Barra das Garças especialmente para competir na disputa do Metrópoles.
“O nível estava alto, com atletas do Brasil inteiro. O calor apertou, mas a hidratação no percurso ajudou. Treino profissionalmente há três anos e fiquei muito feliz em vencer mais uma meia aqui. Minha vida é toda dedicada ao esporte”, afirmou o atleta.
Com uma diferença de 15 minutos, Carmem Silva Reges Pereira se consagrou como campeã da categoria feminina. Segundo a medalhista, um dos principais desafios do circuito foram as subidas “ardentes”. “A prova foi muito boa, mas Brasília sempre cobra. Nenhuma meia maratona é fácil e sinto que vim preparada para os desafios”, destacou Carmem.
A segunda colocada da categoria feminina foi a atleta Stela Liberato, de 22 anos. Ela concluiu a disputa em 1h31 minutos, pouco tempo depois do namorado, o campeão-geral Victor Ferreira dos Santos. “Treinamos de domingo a domingo, sem folga. Corri dentro do plano do meu técnico e foi uma corrida difícil, mas muito satisfatória”, revelou a atleta.
Segunda largada
Às 7h15, foi a vez dos competidores dos 10 km verificarem os tênis para a disputa pelo primeiro lugar no pódio. O campeão da prova foi o atleta André Ramos de Souza, que completou o circuito em cerca de 37 minutos. “É sempre bom correr em Brasília. Percurso bom, horário acertado e organização de parabéns”, avaliou o corredor.
No feminino, a brasiliense Rainara Brito levou a melhor após 48 minutos de corrida. Recuperando o fôlego, ela contou à coluna Claudia Meireles que a prova exigiu bastante — até dos competidores mais experientes. “Foi uma prova muito desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito gostosa de correr”, celebrou.
Por volta das 9h, uma multidão de corredores se preparava para encarar a terceira largada do Endurance, no trajeto de 5 km. Os grandes vencedores foram Emerson Ferreira da Silva, no masculino, e Regiane Braga de Souza, no feminino.
“A prova foi muito bem organizada, estrutura impecável. Só o calor e a umidade de Brasília dificultaram um pouco, mas consegui um bom tempo e sair com um triunfo”, comemorou Regiane Souza.
Já Emerson destacou o preparo físico como chave para o resultado. “Treino há três anos e meio e mantenho uma rotina intensa, com dois períodos diários. Essa dedicação é o que garante bons resultados”, disse.
Após cruzarem a linha de chegada, os corredores foram recebidos em uma área especial preparada pela organização. Frutas, lanches e bebidas foram servidos para repor as energias. Os atletas tiveram acesso a sessões de massagem gratuitas, que ajudaram a aliviar a tensão muscular e relaxar após as disputas.
A Meia Maratona Metrópoles é uma realização do Inbras, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (IDS) e do Sol Nascente, com apoio da Secretaria de Turismo. O evento conta com a parceria do Dia a Dia Atacadista, CBV Hospital dos Olhos, Fiat, Powerade, Caixa e Governo Federal.
Veja os highlights do evento, pelo olhar de Renato Villas e edição de Leonardo Hladczuk:
Confira como foi a primeira Meia Maratona do Metrópoles Endurance, pelas lentes de Pedro Iff e Gustavo Lucena:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.