A série Adolescência foi um dos destaques da 77ª cerimônia do Emmy, realizada neste domingo (14/9). A minissérie da Netflix venceu todos os oito prêmios para os quais estava indicada e o ator Owen Cooper fez história.
Encarnando James Miller, o ator Owen Cooper, de 15 anos, se tornou o ator mais novo a receber um prêmio no Emmy, considerando todas as categorias de atuação masculinas. Na cerimônia ele concorreu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação na minissérie da Netflix.
No discurso de aceitação do prêmio, o astro ainda fez um discurso inspirador sobre a jornada dele vindo do teatro até o palco do Emmy para receber o prêmio.
Owen Cooper (Adolescência), de apenas 15 anos, é o ator mais jovem da história a GANHAR o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme no #Emmys pic.twitter.com/LulZsaNjFt
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) September 15, 2025
Quem é Owen Cooper?
O jovem nasceu em Warrington, na Inglaterra, e é o caçula da família. Ele não teve referências para seguir carreira como ator. O pai dele, Andy, é técnico de informática, e a mãe, Noreen, é cuidadora. Já os irmãos, Ollie e Connor, atuam como eletricistas.
Como Owen Cooper entrou em Adolescência
- Em 2024, Shaheen Baig, diretor de elenco da série, passou a procurar jovens em escolas de teatro do Reino Unido.
- Na época, Owen fazia aulas de atuação por hobby.
- O ator de 15 anos foi convidado para fazer um teste e conseguiu o papel.
- O sucesso da produção, tal qual de Cooper, fez com que a Netflix divulgasse o vídeo dos bastidores do teste. Confira o vídeo clicando aqui.
Owen Cooper como Jamie Miller em Adolescência
Divulgação/Netflix
Erin Doherty como Briony Ariston, Owen Cooper como Jamie Miller em Adolescência
Ben Blackall/Netflix
Owen Cooper como Jamie Miller em Adolescência
Divulgação/Netflix
Owen Cooper como Jamie Miller, Stephen Graham como Eddie Miller, em Adolescência
Divulgação/Netflix
Owen Cooper como Jamie Miller, Stephen Graham como Eddie Miller, em Adolescência
Divulgação/Netflix
Owen Cooper em Adolescência
Divulgação/Netflix
O rapaz pretendia seguir uma outra carreira, também com potencial para chegar aos holofotes: a de jogador de futebol. Torcedor do Liverpool, time da Inglaterra, ele começou a praticar o esporte quando era ainda mais jovem.
Leia também
-
Adolescência e The Pitt dominam Emmy 2025; veja lista de vencedores
-
Vídeo: atriz faz apelo pró-Palestina após ser premiada no Emmy
-
Atriz deixa de ir ao Emmy após reação alérgica no olho; veja foto
-
Vídeo: Netflix divulga audição de Owen Cooper para Adolescência
A referência do ator no cinema é Tom Holland. Cooper se inspirou na atuação do ator em O Impossível (2012) — na época, o ator tinha 16 anos, um a mais que o intérprete de James Miller.
E se engana quem pensa que ele parou por aqui. O ator gravou participação em Film Club, da BBC Three, escrita e estrelada por Aimée Lou Wood e Ralph Davies.
Ele também estará em Morro dos Ventos Uivantes, baseado no romance homônimo de Emily Brontë, dirigido por Emerald Fennell e estrelado por Margot Robbie.