“Vamos tornar o Brasil um protagonista da pesquisa clínica, um país que irá gerar conhecimento para o brasileiro e para a brasileira, mas também para o mundo inteiro”, destacou, em discurso, o oncologista Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer com o também médico Antonio Buzaid. Os dois especialistas desembarcaram na capital federal, na noite dessa terça-feira (17/9), em um jantar oferecido pela doutora em direito administrativo Marilda Silveira na residência onde mora, no Lago Sul.
Com a missão de angariar apoio à causa oncológica no Brasil — como a promoção do diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e investimento em pesquisa no país —, o evento reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estiveram entre os convidados presentes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Senadores e deputados federais de diferentes espectros políticos prestigiaram a importante ocasião.
Leia também
-
CASACOR recebe o Bingo Amigo, iniciativa que apoia mulheres com câncer
-
Desordem em anéis de DNA revela pistas sobre câncer cerebral agressivo
Ao definir que o instituto teria madrinhas, mulheres notáveis de diversos segmentos foram intituladas como embaixadoras da causa oncológica. O grupo integra Ana Paula Magalhães, que atua como chefe de gabinete do presidente do Senado Federal, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e é a representante pelo Congresso Nacional; a deputada federal Camila Jara (PT-MS), pela Câmara dos Deputados; e a senadora Dra. Eudócia (PL-AL), pelo Senado.
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi simboliza o Judiciário, enquanto a advogada Guiomar Mendes, a advocacia. Médica com especialização em cardiologia, Ludhmilla Hajjar representa a classe médica e Geiza Alckmin, a comunidade brasiliense.
Broche da campanha
Gustavo Lucena / Metrópoles
Mesa de recepção
Gustavo Lucena / Metrópoles
Entrada do evento
Gustavo Lucena / Metrópoles
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o oncologista Antonio Buzaid explicou a meta do Instituto Vencer o Câncer: “Queremos educar pacientes com câncer para que possam empoderá-los a defender o melhor tratamento possível. Também influenciar políticas de saúde do governo em favor daqueles com menos acesso à medicina privada”.
Outro tópico enfatizado pelo médico é a criação de centro de câncer em áreas remotas do Brasil: “Pesquisa é a melhor maneira de oferecer cuidado para quem não tem um bom convênio.”
Em 11 anos de história, o instituto soma 20 centros de pesquisa clínica, e os cofundadores não pretendem ficar nesse número. “Queremos agora aumentar isso em áreas mais remotas ainda porque quando se implementa pesquisa clínica, a qualidade sobe. Isso em áreas como Pará e Mato Grosso”, salientou Buzaid.
De acordo com o médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e que atuou como professor no renomado MD Anderson Cancer Center, em Houston (EUA), o Instituto Vencer o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, e o jantar serviu como uma ocasião para tentar conscientizar as pessoas com interesse em doar para o projeto.
Buzaid e Fernando Maluf têm conhecimento dos “privilégios” de trabalhar na medicina e, por isso, sentiram a necessidade de criar a iniciativa, já que sabem das dificuldades enfrentadas pelos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Discursos
Marilda Silveira abriu as portas da residência para o jantar. Em discurso, a doutora em direito ressaltou ser “uma grande honra poder receber” a todos e teceu elogios ao advogado Leonardo Racy, responsável por cuidar dos detalhes do evento.
“O caminho do câncer é um caminho de recomeço. Nesse percurso, não só encontrei a cura, mas também o amor. Vou agradecer ao meu marido, que foi meu oncologista e não apenas salvou minha vida, salvou a minha alma”, disse a anfitriã, casada com o respeitado oncologista clínico Enaldo Lima.
Em seguida, Fernando Maluf ficou com a palavra e frisou: “A presença de todos aqui, para mim, é uma esperança pela vida, uma demonstração clara do compromisso pela coletividade. A nossa maior causa no Instituto Vencer o Câncer é trabalhar a pesquisa clínica”. O oncologista citou como exemplo um estudo feito no Brasil sobre câncer de pênis. Ele acentuou que esse levantamento “modificou o tratamento” da doença e transformou o Brasil em uma referência mundial com protocolo usado na Índia, China e Estados Unidos.
Maluf pontuou que o instituto comandará “o maior estudo do mundo” sobre o câncer de bexiga. Com a análise, os oncologistas almejam evitar remover o órgão do sistema urinário em pacientes diagnosticados com a doença. Ao longo da declaração, ele argumentou que o Brasil é um país com médicos competentes, centros capazes e bastante intelectualidade. “O Brasil não será visto mais como um país periférico, queremos transformá-lo em protagonista na área de pesquisa”, acrescentou.
Segundo o oncologista, a pesquisa clínica é responsável por “modificar a medicina no mundo inteiro”. Nome à frente da comunicação e marketing do instituto, Miriam Lewensztajn explicou que o projeto atua em três pilares: pesquisa clínica, políticas públicas e educação, com o objetivo de informar as pessoas sobre tudo relacionado ao câncer. Ela esclareceu que a doença decorre 85% de estilo de vida e 15% de fatores genéticos.
“Temos um papel muito forte na prevenção. Fazemos essa conscientização não só com a prevenção, mas também com o diagnóstico precoce, porque hoje a medicina está muito avançada. Se você pegar um caso de câncer no início, a chance de cura é altíssima. Temos todo esse trabalho de levar informação para quem não quer saber, no caso, tornar essa jornada ser mais fácil, porque com informação é sempre mais fácil”, avaliou Miriam Lewensztajn à coluna.
Embaixadoras do Instituto Vencer o Câncer
Um dos idealizadores do jantar, o advogado Leonardo Racy evidenciou que a escolha das embaixadoras envolveu o Setembro Púrpura, mês de conscientização sobre cânceres ginecológicos. “Escolhê-las foi essencial para o sucesso do evento. Elas atuaram como catalisadoras tanto para movimentar quanto para selecionar convidados, estabelecer conexões e ajudar a incentivar os patrocinadores”, garantiu.
Para ele, o evento deu um importante passo para trazer a comunidade brasiliense e pessoas com poder de decisão.
Mesa de antepastos
Gustavo Lucena / Metrópoles
Pratos quentes
Gustavo Lucena / Metrópoles
Entre as delícias da noite, foi servido um refrescante ceviche
Gustavo Lucena / Metrópoles
A as clássicas brusquetas italianas
Gustavo Lucena / Metrópoles
Carta de drinks
Gustavo Lucena / Metrópoles
Chefe de gabinete do presidente do Senado, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Ana Paula Magalhães declarou ser “uma honra e bondade” atuar como madrinha do Instituto Vencer o Câncer.
“Uma alegria poder contribuir e ajudar com quem está trabalhando pelo bem das pessoas e saúde da nossa população, não só do Brasil, mas do mundo. A pesquisa que eles desenvolvem transforma e melhora a saúde de muitas pessoas”, sustentou.
Detalhes
Com cerimonial de Laís Bergmann, o jantar na residência de Marilda Silveira contou com decoração assinada por Maria Tereza Cavalcanti. Comandado pela chef Renata Costa, o buffet Afetto Gastronomia preparou delícias provadas e aprovadas pelos presentes.
A mesa de antepastos conquistou a todos. Assim como a música. Daniel Valadão subiu ao palco para embalar a noite ao ritmo de jazz. Em seguida, foi a vez de Adriana Samartini animar a ocasião. A DJ Tarsila Rodrigues encerrou a ocasião.
Veja os highlights do evento, pelo olhar de Raul Vasconcelos e edição de Ivan Lacombe:
Confira quem esteve presente no jantar oferecido pelo Instituto Vencer o Câncer, pelas lentes de Gustavo Lucena:
Serviço
Assessoria: Laís Bergmann
Buffet: Afetto Gastronomia
Decoração: Maria Tereza Cavalcanti
Projeto: Sofia Peixoto Design
Mobiliário: Breton Oficial e Lona Branca Festas
Fotografia: Matsuflora Garden Center Brasília
Estrutura: Silvânio Cenário
Banda de abertura: Daniel Valadão
Apresentação principal: Adriana Samartini
DJ: Tarsila Rodrigues
Iluminação: Intel Tech Iluminação
Bar: Mix Drinks
Copeiras de luxo: Real Requinte
Produção e sonorização: Wil Produções
Orientadores de trânsito: Valletto Manobristas e Eventos
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.