MAIS

    Casal flagra câmera disfarçada de lâmpada em Airbnb em Pirenópolis

    Por

    Um casal registrou boletim de ocorrência a Polícia Civil de Goiás (PCGO) após flagrar uma câmera escondida dentro de uma casa que haviam alugado para passar quatro noites em Pirenópolis (GO). O dispositivo estava disfarçado de lâmpada.

    O hóspede, que pediu para não se identificar, contou ao Metrópoles que alugou o imóvel pela plataforma do Airbnb, e fez o check-in na última quinta-feira (28/8) por volta das 20h.

    O empresário de 31 anos se hospedou com o marido, de 44, na cidade turística e disse que, no mesmo dia da chegada, notou o objeto estranho e questionou o parceiro, que por sua vez disse que deveria ser um sensor de fumaça ou uma lâmpada de emergência.

    Aliviado, o rapaz se despreocupou. Segundo o empresário, há uma piscina na área externa da casa e ele fez trocas de roupa na sala do imóvel, onde mais tarde descobriu que estava o dispositivo.

    Leia também

    No sábado (30/8), o homem ficou mais uma vez curioso quanto à lâmpada e resolveu fazer uma pesquisa na internet. Para a sua surpresa, encontrou diversos aparelhos idênticos ao que estava instalado na casa. Os dois ficariam no imóvel até segunda-feira (1/9) mas, após a descoberta, deixaram a hospedagem ainda no sábado (30/8), por volta das 10h.

    “A gente não sabe para que fim estão sendo usadas essas imagens. É bem difícil, eu nem sei como descrever essa situação”, disse o empresário.

    9 imagensUm dos rapazes suspeitou do dispositivo em formato de lâmpadaA política do Airbnb não permite instalações de câmeras na parte interna da casaO dispositivo estava instalado na parede, na sala Conversa da vítima com o proprietário da casaConversa da vítima com o proprietário da casaFechar modal.1 de 9

    Um casal foi surpreendido com uma câmera escondida em Airbnb

    Material cedido ao Metrópoles2 de 9

    Um dos rapazes suspeitou do dispositivo em formato de lâmpada

    Material cedido ao Metrópoles3 de 9

    A política do Airbnb não permite instalações de câmeras na parte interna da casa

    Material cedido ao Metrópoles4 de 9

    O dispositivo estava instalado na parede, na sala

    Material cedido ao Metrópoles5 de 9

    Conversa da vítima com o proprietário da casa

    Material cedido ao Metrópoles6 de 9

    Conversa da vítima com o proprietário da casa

    Material cedido ao Metrópoles7 de 9

    Conversa da vítima com o proprietário da casa

    Material cedido ao Metrópoles8 de 9

    Conversa da vítima com o proprietário da casa

    Material cedido ao Metrópoles9 de 9

    Comentário de outro hóspede, em dezembro de 2023, pontuando a presença da câmera dentro da casa

    Material cedido ao Metrópoles

    O casal entrou em contato com o proprietário para esclarecer os fatos. Em prints de conversa com o dono do imóvel, é possível ver eles pedindo o ressarcimento do valor da hospedagem, alegando que o dono não informou sobre a câmera dentro da sala e que isso configura crime. O dono, por sua vez, respondeu que o pedido do ressarcimento poderia ser feito dentro da própria plataforma, e não explicou o motivo de ter o dispositivo instalado ali.

    Ainda de acordo com os hóspedes, no momento da conversa para alugar a casa, o proprietário teria dito que haviam três câmeras de segurança na parte externa, mas não tinha mencionado o dispositivo na parte de dentro.

    Leia também

    Segundo as vítimas, o Airbnb, ressarciu parte da quantia paga na hospedagem e disse que devolveria o resto após uma investigação. A plataforma disse, ainda, que a conta do anfitrião está suspensa e que estão tomando todas as medidas apropriadas de acordo com suas políticas.

    A PCGO investiga o caso.