Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a nutricionista Isabella Vorccaro já ensinou receitas de infusões que “turbinam” a imunidade, reduzem o inchaço abdominal e ajudam no controle da pressão arterial. Desta vez, ela focou em uma outra área do corpo humano, no caso, o cérebro. De acordo com a especialista, quem sofre com fadiga mental e falta de foco pode recorrer aos benefícios de uma determinada bebida.
Leia também
-
Nutri ensina a preparar chá anti-inflamatório que turbina a imunidade
-
Chá de 2 plantas reduz inchaço e ajuda no controle da pressão arterial
-
Chá de casca de fruta favorece a digestão e o controle da glicose
-
Nutri ensina chá de 2 ervas que ajuda a reduzir inchaço e gases
Expert em saúde hormonal, mental e física, Isabella explica que o chá de alecrim com limão ajuda a saúde do cérebro e, também, aumenta a imunidade. Para fazer a infusão, é preciso um ramo pequeno de alecrim fresco, suco de meio limão e 250 ml de água quente. A bebida deve ser consumida morna, conforme aconselha a nutricionista.
“Ferva o alecrim por cinco minutos. Desligue o fogo e, em seguida, acrescente o limão espremido”, detalha a especialista quanto ao modo de preparo.
A bebida tem propriedades benéficas para o cérebro
Getty Images
A nutricionista ensina a receita do chá
Getty images
O aroma do alecrim e a ingestão de sua infusão podem ter efeito calmante, ajudando a relaxar o sistema nervoso, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono
Getty Images
O consumo do chá ativa a circulação cerebral, conforme explica a nutricionista
Getty Images
Alecrim, do latim rosmarinus, significa “orvalho do mar”, uma referência à sua origem na região do Mediterrâneo
Getty Images
Segundo Isabella Vorccaro, a infusão de alecrim é conhecida na medicina oriental como o “chá do cérebro”. “A bebida ativa a circulação cerebral, melhora a memória e tem ação antibacteriana”, sustenta. Ela acrescenta: “Fica como excelente opção para quem sente cansaço mental ou precisa de foco.”
Inclusão dos chás na rotina
A especialista em saúde hormonal, mental e física reitera: “Os chás, além de acessíveis, são formas suaves, porém poderosas, de incluir terapias integrativas no dia a dia”. Na avaliação da nutricionista, incluir uma infusão na rotina diária “pode ser um ritual de autocuidado com efeitos profundos no corpo, mente e espírito.”
Na hora do preparo da bebida, Isabella aconselha colocar “intenção, presença e consciência”. A nutricionista orienta: “Transforme sua cozinha em um espaço para cura. Escolha seu chá. Sirva com presença. E permita-se sentir os efeitos da simplicidade inteligente da natureza.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.