Portal Estado do Acre Notícias

CIEAM e Moto Honda da Amazônia ampliam diálogos e experiências

cieam-e-moto-honda-da-amazonia-ampliam-dialogos-e-experiencias

CIEAM e Moto Honda da Amazônia ampliam diálogos e experiências

Nos últimos anos, a Moto Honda da Amazônia consolidou-se não apenas como um dos principais players do Polo Industrial de Manaus (PIM), mas também como um símbolo de inovação, sustentabilidade e integração entre indústria, sociedade e poder público. Associada ao Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), a empresa tem aberto as portas para visitas técnicas. Uma iniciativa que aproxima diferentes setores da realidade produtiva do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

A abertura da fábrica ao turismo industrial representa um marco. Parlamentares, representantes do Executivo, profissionais de comunicação e especialistas têm vivenciado de perto os processos produtivos, a tecnologia empregada e as práticas socioambientais que sustentam uma das maiores operações industriais do país.

Essa aproximação fortalece o diálogo em torno da importância da ZFM para o desenvolvimento econômico regional e nacional, além de evidenciar o impacto positivo da indústria na geração de empregos e na diversificação produtiva da Amazônia.

Em junho de 2025, parlamentares de diferentes estados visitaram a planta da Moto Honda. Acompanhados pelo CIEAM, conheceram a estrutura produtiva e discutiram temas estratégicos, como infraestrutura, competitividade e previsibilidade regulatória.

O encontro reforçou a relevância do ambiente industrial amazonense como peça-chave para a economia nacional e para a preservação ambiental, já que a Zona Franca tem no equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade uma das principais diretrizes.

Outra frente importante foi a recepção a jornalistas de veículos nacionais em novembro de 2022, junho de 2023 e novembro de 2024. A iniciativa, conduzida pelo CIEAM, proporcionou uma experiência imersiva aos profissionais de imprensa, que puderam testemunhar a grandiosidade da fábrica e o cuidado da Honda com os mais de 8 mil colaboradores.

Veja como foi

Essas ações, intensificadas nos últimos anos, consolidam um novo capítulo para o turismo industrial na região. Abrir as portas das fábricas do Polo Industrial de Manaus para visitas guiadas contribui não apenas para a transparência e valorização da produção local, mas também para a construção de uma narrativa positiva em torno da ZFM, ainda pouco compreendida por parte da sociedade brasileira.

Para o CIEAM, cada visita é uma oportunidade de informar, sensibilizar e engajar diferentes públicos sobre os benefícios do modelo amazônico.

A Moto Honda, por sua vez, reafirma o compromisso histórico com o desenvolvimento do Amazonas, fortalecendo a imagem como empresa inovadora, responsável e aberta ao diálogo.

“Ao acompanharmos a visita de importantes portais nacionais de notícias à nossa associada Moto Honda, pudemos evidenciar, mais uma vez, a indústria da Amazônia como protagonista no desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirmou Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM.

5 imagensFechar modal.1 de 5

A empresa tem aberto as portas para visitas técnicas de parlamentares, comunicadores e convidados especiais

Divulgação2 de 5

A aproximação fortalece o diálogo em torno da importância da ZFM para o desenvolvimento econômico regional e nacional

Divulgação3 de 5

Parlamentares, representantes do Executivo, profissionais de comunicação e especialistas têm vivenciado de perto os processos produtivos, a tecnologia empregada e as práticas socioambientais

Divulgação4 de 5

Os convidados conhecem a estrutura produtiva

Divulgação5 de 5

Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM (de cinza): “pudemos evidenciar, mais uma vez, a indústria da Amazônia como protagonista no desenvolvimento sustentável da nossa região”

Divulgação

A Moto Honda da Amazônia demonstra que o papel dela vai além da produção de motocicletas. Trata-se de um elo fundamental entre indústria, sociedade e meio ambiente, no qual o CIEAM atua como articulador estratégico para garantir que esse esforço coletivo em defesa da Zona Franca seja reconhecido e valorizado em todo o país.

Sair da versão mobile