Na contagem regressiva para a largada da Meia Maratona Metrópoles, que será na manhã deste domingo (14/9), os competidores profissionais e amadores já deram início ao clima de celebração durante a entrega dos kits, realizada neste sábado (13/9), no estacionamento externo do Minas Tênis Clube, na L4 Norte.
Animadíssimos e com muita expectativa, os atletas receberam os itens para participar das provas com distâncias de 5 km, 10 km e 21 km, além da disputa da categoria Kids com trajeto de 1 km.
Todas as provas terão transmissão ao vivo pelo canal do Metrópoles no Youtube (veja aqui). A largada do percurso de 21 km será dada às 6h45. Às 7h15, ocorrerá a de 10 km e, meia hora depois, a de 5 km.
Leia também
-
Meia Maratona Metrópoles: veja onde será a largada das provas
-
Meia Maratona Metrópoles: tire todas as dúvidas antes das disputas
Pessoas de todas as idades transitaram pelo espaço do evento, seja para buscar o kit — que inclui camiseta, uma mochila da Meia Maratona Metrópoles e número de identificação —, seja para acompanhar um competidor.
Quem retirou o kit não escondia a ansiedade para dar as primeiras passadas e concluir algum dos trajetos. Antes de fazerem o itinerário, os atletas entraram na atmosfera de descontração e suaram a camisa na aula de fitdance conduzida pelo professor Ary Nunes. O momento começou às 10h, ao som de hits de funk e arrocha. Pouco tempo depois, às 11h, a instrutora de burn fight Maria Brasil convocou os presentes a aprenderem golpes de muay thai.
Entre uma atração e outra, o DJ Nilo Zika subiu ao palco para embalar a entrega de kits, com o setlist “acelerado”. O forró e o piseiro elevaram o alto astral entre os atletas da Meia Maratona Metrópoles. O cantor Nego Rainner colocou o público para dançar e mostrar todo o gingado.
Tanto no Metrópoles Endurance, em julho, quanto no Metrópoles Endurance Cycling, em agosto, não tiveram provas para a criançada competir, mas, sim, havia uma área kids gratuita. Desta vez, não foi diferente. O ambiente recreativo reuniu brinquedos infláveis, atividades de arco e flecha, entre outras brincadeiras. Os pimpolhos e adultos passaram pelo espaço a fim de se divertirem. Outra atração do local é a área gastronômica, repleta de food trucks e estandes.
Expectativas dos competidores da Meia Maratona Metrópoles
De crianças a adultos, quem buscou o kit comentou a respeito da empolgação para ouvir a contagem regressiva da largada. É o caso do personal trainer Danilo Alves de Freitas, que motivou os alunos a também participarem da Meia Maratona Metrópoles. “Eu corro já tem muito tempo. A minha meta é o Ironman do ano que vem. Para mim, essas mais longas são um treinamento. Vai ser o meu treinamento de luxo”, brincou.
“Casal que treina junto permanece unido”. A máxima motiva Edneuza Frota e Orlian Frota. Juntos há 34 anos, eles viram o lado esportivo aflorar em 2011. “Eu era obeso, tinha 100 quilos. Perdi 27 quilos só com a corrida”, salientou ele. Atualmente, os dois também pedalam e fazem natação.
Os irmãos Joaquim e Sophia Pereira de Couto buscaram os kits para disputarem a prova Kids neste sábado (13/9), às 16h. A dupla infantil é adepta à prática de atividade física. Enquanto a menina prefere a ginástica e 30 minutos de esteira em alguns dias da semana, o garoto ama entrar em campo e jogar futebol. Ambos frisaram estar preparadíssimos para competir. “Vou ganhar, sabe por quê? Como eu tenho tênis de borracha embaixo, será melhor na hora de correr”, disse Sophia.
Com um “currículo” recheado de corridas, o Palhaço Psiu aderiu à modalidade em 2023. Marido de uma fotógrafa, ele costumava ir às competições para agitar as provas. “Ia apenas para poder brincar. Estava zoando ali, dando aquela força para o pessoal”, enfatizou. Com o passar do tempo, o personagem levou o esporte a sério e se tornou um corredor. “Tenho viajado todo o Brasil para correr, inclusive me preparo para a primeira de 42 km lá em Porto Alegre. Estive no Rio de Janeiro em uma maratona completa”, revelou.
O palhaço conta que gosta de correr com fones de ouvido para garantir um melhor desempenho. “Quando você quer bater meta, quase não fala com as pessoas, porque uma fala, atrapalha na hora da corrida”, explica ele. A primeira vez que ele conseguiu bater os 21 km foi no ano passado, com o tempo de 1h58. “Corro para poder baixar o tempo e estou baixando meu peso mais ainda. Perdi 20 quilos com esse esporte e, agora, me preparo para perder mais 20”, diz o Palhaço Psiu.
Com 9 anos, Arthur Almeida de Freitas se sente animado para a primeira corrida da vida. Adepto da natação, o garoto acredita que subirá ao topo do pódio. “Estou confiante, vou ganhar”, alegou. Também competidor da categoria Kids, Heitor Carolino Oliveira fazia 14 esportes em 2023. No ano passado, ele viu os pais correndo e se sentiu conquistado pela nova modalidade.
Meia Maratona Metrópoles
A Meia Maratona Metrópoles é uma realização do Inbras, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (IDS) e do Sol Nascente, com apoio da Secretaria de Turismo. O evento conta com a parceria do Dia a Dia Atacadista, CBV Hospital dos Olhos, Fiat, Powerade, Caixa e Governo Federal.
Abaixo, confira a programação das provas deste domingo (14/9):
Das 6h às 6h30: concentração dos atletas.
6h45: largada dos 21 km.
7h15: largada dos 10 km.
7h45: largada dos 5 km.
9h: premiação dos 5 km.
9h30: premiação dos 10 km.
10h: premiação dos 21 km.
Entrada do espaço onde ocorreu a entrega dos kits da Meia Maratona Metrópoles
Wey Alves/Metrópoles2 de 5
Sucos naturais para refrescar no calorão
Matt Ferreira/Metrópoles3 de 5
Itens do kit da Meia Maratona Metrópoles
Wey Alves/Metrópoles4 de 5
Ambiente das provas de corrida
Wey Alves/Metrópoles5 de 5
Bebidas refrescantes
Matt Ferreira/Metrópoles
Veja os highlights da retirada de kits no vídeo, com captação de Caio Bona e Natália Jaguaribe, e edição de Leonardo Hladczuk:
Confira quem passou para retirar os kits pelos cliques de Wey Alves, Matt Ferreira e Nina Quintana:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.