MAIS

    Clima quente: nova onda de calor em 2025 começa nesta 5ª; entenda

    Por

    Começa a se instalar no país, a partir desta quinta-feira (18/9), a sexta onda de calor do ano de 2025, que deve atingir áreas do Centro-Oeste, trechos do Nordeste (como interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí), Norte e também áreas do Sudeste e do Sul, sobretudo no interior de São Paulo e de Minas Gerais e no norte do Paraná.

    De acordo com os meteorologistas, uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais. Com isso, a tendência para os próximos dias é de máximas muito acima do normal no Triângulo/Sul de Minas Gerais e no interior de São Paulo.

    Já no Centro-Oeste, há também chance de máximas próximas e até acima de 40°C em várias áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, especialmente entre sexta-fera (19/9) e sábado (20/9).

    Em Cuiabá (MT), a previsão é de que os termômetros atinjam de 38°C a 40°C no sábado e novamente no domingo (21/9). Em Campo Grande (MS), o calor também será intenso, com picos de 35°C a 36°C previstos para sexta e sábado, enquanto que em regiões do Pantanal a sensação pode ultrapassar os 40°C no fim de semana.

    Leia também

    Como vai ser a onda de calor

    De acordo com a Climatempo, essa massa de ar seco e quente vai se instalar sobre grande parte do país, impedindo a formação de nuvens e mantendo o calor acumulado.

    Com isso, as temperaturas devem ficar de 5°C a 8°C acima da média em áreas que vão do norte do Paraná até o sul do Maranhão, cobrindo também boa parte do Centro-Oeste, o interior do Sudeste e também porções do Norte e do Nordeste.

    No Centro-Oeste, os termômetros devem disparar: Cuiabá e Campo Grande podem bater os 40°C, enquanto Goiânia e Brasília devem ficar entre 33°C e 35°C, sempre com umidade do ar baixa, abaixo dos 30% em vários momentos do dia.

    No Sudeste, o calor também será sentido com força. No interior paulista, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas, as máximas podem chegar a 37°C a 39°C.

    Na capital paulista, a expectativa é de até 33 °C na sexta-feira, enquanto Belo Horizonte pode alcançar 31 °C e o Rio de Janeiro deve passar dos 32°C no fim da semana.

    No Norte, Palmas pode ultrapassar os 40°C. Em estados vizinhos, como o sul do Maranhão e o oeste da Bahia, o calor deve ser igualmente intenso.

    No Nordeste, o interior deve sentir mais os efeitos do calorão. Em áreas do Piauí e do oeste baiano, os termômetros podem chegar a 36°C a 38°C, com sensação térmica ainda mais alta.

    No Sul, os efeitos serão mais restritos ao norte do Paraná, mas mesmo assim Curitiba deve ter dias de calor acima da média, com temperaturas entre 27°C a 29°C.