Portal Estado do Acre Notícias

CNU retifica edital para reforçar cadastro reserva e política de cotas

cnu-retifica-edital-para-reforcar-cadastro-reserva-e-politica-de-cotas

CNU retifica edital para reforçar cadastro reserva e política de cotas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sob a coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), publicou, nessa segunda-feira (29/9), uma retificação do Edital nº 114/2025, que regulamenta a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). As provas objetivas serão aplicadas em 5 de outubro deste ano.

Os ajustes têm como objetivo reforçar tanto o cadastro de reserva quanto a própria política de cotas. Uma das alterações prevê o fortalecimento do cadastro de reserva para cargos com até 25 vagas.

Para garantir que haja candidatos para as vagas reservadas após a prova objetiva, permitindo a aplicação do percentual de cotas ao final do concurso, o edital agora esclarece que, em todos os cargos com até 25 vagas, serão convocadas pelo menos nove pessoas de cada modalidade de concorrência para a prova discursiva.

Leia também

De acordo com a Enap, a aplicação da reserva automática só é possível para cargos de todas as modalidades de concorrência que tenham, no mínimo, 25 vagas. Com a retificação, para cada cargo que não atingir esse mínimo, serão convocadas para a segunda prova pelo menos nove pessoas candidatas de cada modalidade de concorrência.

Conversão de vagas

O edital também detalha a conversão das vagas reservadas: se não houver candidatos negros suficientes, as vagas passam para indígenas; se não houver, vão para quilombolas; e, na ausência destes, para ampla concorrência.

Outra regra se refere à ordem de classificação, que será aplicada tanto às vagas imediatas quanto ao cadastro de reserva. Candidatos que concorrem a mais de um tipo de vaga reservada e obtenham nota suficiente serão classificados e, eventualmente, nomeados seguindo essa ordem.

Confira aqui o edital.

Sair da versão mobile